sexta-feira, 10 de junho de 2011

SEMANA DA FAMÍLIA 2011

"Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne". (Gn 2,24)

     As fontes e ideias sobre a família são muito diversas. Os discursos são também muito diversos e contraditórios. Os discursos sobre o valor positivo da família destacam a importância da família como formadora privilegiada da afetividade e como refúgio da agressividade do mundo moderno. Por um lado, afirma-se imenso poder da família, por outro lado, proclama-se a sua crise, na tentativa de desconstruir e banalizar os valores que são próprios da família. Isto ocorre, muitas vezes, por motivos particulares ou políticos, que insistem em instabilizar estes valores, ressaltando o aumento dos divórcios e das uniões de fato.
     Para a Igreja Católica, principalmente na pessoa do Sumo Pontífice, em geral predomina uma visão conservadora do papel da família e dos papéis dos seus membros.
      A intenção da Paróquia de São Roque em promover esta Semana da Família, motivada pelo nosso pároco Pe. Tadeu Domanski, SAC, e organizada, principalmente, pela Aliança de Casais com Cristo, foi de colaborar para a nossa reflexão sobre todos os valores da família e, também, de sua constituição.
     A Semana da Família aconteceu de 24/05/11 à 27/05/11, com diversos temas, e encerrou com a Santa Missa presidida pelo Revmo. Dom Antônio Augusto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e concelebrada pelo Pe. Tadeu, com grande participação da comunidade durante todo o evento.
Programação

24/05 - Tema: Matrimônio Canônico.
Palestrante: Pe. Manoel

25/05 - Tema: Política na Família
Palestrante: Deputado Estatual Márcio Pacheco

26/05 - Tema: Vivência Familiar
( obs: houve testemunhos dos casais da Igreja, e uma adoração com bênção individual às famílias)

27/05 - Missa de Encerramento da Semana da Família
Celebrante: Dom Antônio
Concelebrante: Pe. Tadeu
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Silvio Bento

Nenhum comentário: