quinta-feira, 30 de junho de 2011

Padroeiro dos Pescadores

Cada ano os Pescadores e as pessoas que trabalham no Rio Negro se reúnem para homenagear São Pedro – seu padroeiro. Também neste ano, 29 de junho, fizemos uma bonita procissão com bênção dos barcos. À tarde saímos com a imagem de São Pedro da igreja de santo Ângelo em rumo ao porto para participar da procissão fluvial.
Muitos devotos de São Pedro com canto e oração participaram em procissão. Para a procissão aguardamos uma barca que normalmente leva pessoas de Novo Airão para Manaus. Muitos pequenos barcos e canoas com bonita decoração também estavam aguardando a procissão. Entre elas nossa barca da missão “Santa Maria do Rio Negro” com padre José Maslanka SAC a bordo.



Pe. Artur Karbowy SAC em uma lancha, passava de uma canoa para outra benzendo.Cantos e orações espelharam-se pelo rio. A beleza da natureza das Anavilhanas e o por do sol fizeram que a procissão ficasse ainda mais bonita.




Depois da procissão voltamos para igreja onde todos participaram da Missa durante a qual pediram a São Pedro para que sempre proteja todas as pessoas que trabalham no mar, rio e lagoas. Pe. Artur lembrou que Jesus confiou a São Pedro as chaves do céu. O simbolismo das chaves é claro. A chave abre e fecha. Possuir a chave significa a garantia,propriedade, poder de administrar.



Certamente não entregamos a chave da nossa casa para qualquer pessoa, mas tem de ser alguém de nossa plena confiança. Assim como Jesus confiou em São Pedro nos devemos confiar nele. Aquele que era pescador sempre vai interceder por todos que trabalham nas águas.
Pe. Artur

Nenhum comentário: