sábado, 18 de fevereiro de 2012

Processo de postulação dos mártires palotinos já esta no Vaticano

A Solene celebração presidida pelo D. Henryk Hoser SAC na Cúria da arquidiocese de Varsóvia-Praga no dia de 20 de outubro de 2011, fechou o processo de beatificação dos cinco mártires palotinos.

O evento foi assistido por juízes do processo Pe. Zygfryd Landowski, Pe. Krzysztof  Warchałowski, notário, Pe. Jacek Wierzba SAC, membros do Conselho da Província de Cristo Rei com o Superior Provincial Pe. Jozef  Lasak SAC e postulador Pe. Henryk Kietlinski SAC e convidados.

O processos de beatificação dos Palotinos incluem cinco candidatos para glória aos altares. Aqui estão os seus nomes: Pe. Francszek Bryja SAC, Pe. Franciszek Kilian, Pe. Norbert Pellowski SAC, Pe. Jan  Szambelańczyk SAC, Ir. Pawel Krawczewicz SAC.
O processo dos mártires Palotinos é conduzido dentro do processo de beatificação da diocese de Pelplin, incluindo um segundo grupo dos mártires poloneses da Segunda Guerra Mundial. Os trabalhos do processo de beatificação duraram 8 anos. O resultado dos pesquisas em arquivo e numerosas sessões saíram em 20 volumes de documentação, incluindo 10volumes em polonês e 10 volumes em italiano. Durante a sessão de encerramento do processo de todo o material sobre o martírio dos cinco palotinos, foi transferido para as mãos de arcebispo Henry kHoser. Ele também ordenou o Padre Notário a carimbar os volumes individuais de documentação e preparar-los para o transporte. O Padre postulador, Henry Kietlinski foi destinado para transportar o material do processo para Vaticano e entregar esta remessa, que pesa 30 kg, nas mãos do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

O transporte de toda a documentação foi realizado de avião com duas malas. Fui acompanhado pelo Pe. Jerzy Blaszczak que foi de grande ajuda. No aeroporto mandaram no entanto, que a nossa bagagem importante fosse despachado junto com a bagagem em geral. O tamanho das malas não permitiu que fossem levadas como bagagem de mão. Embora a equipe de vôo tentasse fazer etiquetas especiais nas malas para não terem-se perdido e ninguém levasse elas por engano, mas o risco era grande. A nossa fervorosa oração acompanhava pacote. Nós experimentamos a grande alegria quando no aeroporto de Roma recebemos nossas malas - intactos. E então, sem dificuldade, com a ajuda de Pe. Wolfgang Weiss, chegamos a nossa Casa Geral, localizada no coração de Roma, e recebidos fervorosamente pelo padre. Jan Korycki SAC e toda a nossa comunidade.

A entrega oficial do material de processo para Congregação para Causa dos Santos no Vaticano

O Pe. Postulador Dariusz Drążek responsável por nossos processos em nível do Vaticano, estabelecida com a equipe da Congregação a nossa reunião nesta instituição para o dia 08 de novembro de 2011 as 10.00.

Na entrega oficial do material do processo de beatificação dos cinco mártires palotinos participaram: os funcionários da Congregação para Causados Santos, Postulador Geral Pe. Mariusz Drążek, Pe. Postulador Henryk Kietliński SAC, Pe. Jerzy Błaszczak SAC como fotógrafo e ajudante no transporte da documentação e Pe. dr. Jan Korycki SAC Postulador Geral SAC, que aconselhou o processo de organização do encontro e contribuiu para a construção do clima de acolhimento para processo de beatificação mártires Palotina, realizado em Mitras das dioceses de Pelpin  e Varsóvia-Praga, e agora transferidos diretamente para o Vaticano.
E assim, por funcionários da Congregação foram convidados para uma sala, na qual já eram grandes, novas, brilhantes e cuidadosamente preparadas as caixas, previamente fornecidas a partir de Pelplin pelo Pe. Wieslaw Mazurowskie - nosso Postulador Geral na Polônia. Em 6 seladas caixas tinha toda  a documentação dos processos,que foram importados da Pelplin. A Sétima caixa foi vazia. E nessa caixa foram colocados 20 volumes, selados, da documentação dos nossos cinco processos. Na caixa teve ainda muito espaço, que mais tarde foi preenchido por materiais dos processos dos salesianos de Cracóvia. Meu coração se encheu de alegria e agradecimento a Deus e os colaboradores mais próximos que tivemos tempo em tempo adequado, sem qualquer problema juntar nossa documentação dos cinco mártires Palotinos para o processo da diocese de Pelplin.

A meu pedido,dirigido ao funcionário da Congregação  para Causa dos Santos, vou receber um documento confirmando o recebimento e registro de todas as provas do processo da diocese de  Pelplin, entre eles os processos de documentos dos Palotinos. A partir desse momento o processo de Canonização dos Palotinos esta em andamento no Vaticano.
Pe. Henryk Kietliński SAC

Nenhum comentário: