segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RETIRO ESPIRITUAL DA MISERICÓRDIA

Foi no dia 17 de Fevereiro que começou o Retiro da Misericórdia do ano 2012, da Paróquia SS. Nome de Jesus de Odivelas. O tema deste ano foi “A Misericórdia na vida dos Santos”.

Chegados os participantes, deu-se as boas vindas no jantar ás 20:00, seguido de missa presidida pelo director espiritual do retiro Pe. José Zavorski SAC, reunião de programação e boas noites e silêncio total. No dia seguinte as laudes começaram ás 8 horas e depois de um bom pequeno almoço houve a 1ª colocação onde se discutiram obstáculos e atrações à santidade, buscando exemplos nos Santos  como São Paulo, St. Agostinho, Beato João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá.


Depois de Adoração ao SS Sacramento em silencio e tempo para confissão, tivemos a missa e almoço, ás 15 horas rezou-se o terço da misericórdia. Ás 15:30 deu-se a 2ª colocação onde se discutiu a vida de santidade de Santa Faustina apresentada por Isabel Santos, seguida de um espaço de silêncio para reflexão pessoal em que todos se espalharam pelo recinto para pensar e depois uma partilha bastante enriquecedora de cada um dos participantes. Depois do terço Mariano veio o jantar. Enquanto tínhamos a segunda Adoração do dia, o padre Zeca realizou confissões.

Ao 3º dia o tema foi a misericórdia na vida de  Pallotti, pois na 3ª colocação a temática foi a vida de santidade de São Vicente Pallotti a qual despertou muito interesse pelos participantes, pedindo a cópia da palestra dada pelo padre Zeca. Em seguida da Via Sacra que São Vicente  rezava. No final foi queimados os pedidos e propósitos do retiro que estavam entregues a Jesus no oratório. Em seguida foi celebrada missa de enceramento o almoço, fizeram-se as despedidas e cada um seguiu para casa com um coração renovado e mais cheio de amor.
Liliana Santos


“Desde muito pequena sempre tive um desejo enorme no meu coração: Amar com alegria a vida vivê-la segundo a vontade de Deus. Sei que esse mesmo desejo não é fácil de seguir e cumprir pois sou pecadora, tenho falhas, fraquejando na força e na fé. Por isso a minha constante procura da Misericórdia Divina. Dentro da minha formação entendo que só unida a Deus, a este grande amor Misericordioso o que nós sabemos. É no pedir perdão, e saber perdoar. Ir ao encontro dos que estão abandonados, doentes e pelos que sofrem, dando o nosso Amor, o amor incondicional, aquele que é o da vontade de Deus Pai. Neste retiro da Misericórdia vim como uma vaso que se quer voltar a encher desse Amor Infinito e Misericordioso. Para que eu seja sempre simples e humilde junto de Cristo Glorioso. São Vicente Pallotti me diz: «A fim de ser justo para comigo mesmo, devo me preocupar o mais possível com o aperfeiçoamento e a santificação da minha alma, até que a tenha salvo para a eternidade». Santa Faustina deposita esta frase no meu coração: “Anuncia minha filha que eu sou o Amor e a própria Misericórdia”.
Fátima Oliveira
“O que foi este retiro para mim? Foi maravilhoso. Passar este pouco tempo com Deus e com toda esta família maravilhosa. Já estou com saudades.”

Nenhum comentário: