segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Que a santidade de Deus brilhe" (cf. Mateus 5,16)

Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro celebrou-se o Tríduo em preparação da Festa de São Vicente Pallotti  aqui em Roma. Este ano, com uma intenção mais forte, pois com esse Tríduo foi dado início as comemorações pelos 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti, ocorrido no dia 20 de janeiro de 1963.
Estamos vivendo um ano jubilar na família palotina, ano de graça, onde somos convidados pelo lema : "Que a santidade de Deus brilhe" a testemunha através do nosso carisma palotino a santidade de Deus no mundo. Como dizia o Papa Paulo VI, "Hoje o mundo não precisa de mestres, mas sim de testemunhas". E com esta exortação somos impulsionados a celebrar este ano jubilar em nossas comunidade palotinas com um fé viva.

Procurarei testemunhar em poucas linhas aquilo que pude viver nesses dias. No dia 19 de janeiro iniciamos o Tríduo na Paróquia, a qual pertence a nossa comunidade, "San Carlo ai Catinari" , onde Pe. Lodi, Províncial da Província Italiana "Rainha dos Apóstolos", desenvolveu o tema na sua homilia "São Vicente no coração da Igreja de Roma". No segundo dia do Tríduo, contamos com a presença de Dom Júlio Akamine SAC, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e meditou o tema: "São Vicente e o Batismo". No terceiro dia foi desenvolvido o tema: "São Vicente e o crescimento na vida cristã", e contou com a presença do Pe. Derry Muphy SAC, Presidente Internacional da UAC. Nessas celebrações, bem preparadas e com uma boa participação, contaram também com testemunhos de membros da UAC.
No dia 22 de janeiro, o dia de São Vicente Pallotti, as festividades contaram com a transmissão do Terço mariano e das Vésperas para toda a Itália pela Rádio Maria. Em seguida, o Superior Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Padres e Irmãos Palotinos), Pe. Jacob Nampudakam SAC, presidiu a Santa Missa concelebrada por dezenas de padres palotinos e amantes da sua espiritualidade. Logo após a Santa Missa todos foram convidados para um Ágape no Hotel Ponte Sisto que fica ao lado da Igreja de São Salvatore in Onda para uma confraternização no estilo palotino.
Assim, demos inícios as celebrações deste ano jubilar, para mim está sendo uma oportunidade de renovar a minha vocação e poder "beber das fontes do nosso carisma", para corresponder ao convite que o lema deste ano jubilar nos propõem: "Que a santidade de Deus brilhe!"  E aproveitando a oportunidade vale a pena ressaltar que quem visitar a Igreja São Salvatore in Onda, aqui em Roma, onde está a tumba de Pallotti, poderá adquirir indulgência plena.
Pe. Francisco Marques SAC

Nenhum comentário: