segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

IV ACAMPAMENTO JOVEM EMANUEL

IV ACAMPAMENTO JOVEM EMANUEL - DO MINISTÉRIO JOVEM S. GABRIEL DE NOVO AIRÃO
RETIRO DE CARNAVAL

Nos dias 17 a 21 de fevereiro, dias de carnaval, uma vez mais estive junto com o Ministério Jovem São Gabriel, da nossa Paróquia Santo Ângelo em Novo Airão participando do seu IV Acampamento Emanuel, que teve como tema Coragem, jovem, Sou eu, não tenhas medo, inspirado no texto bíblico Mt 14,27.
Com bastante antecedência, os jovens do Ministério S. Gabriel se prepararam, com muito entusiasmo, para este retiro, pois para eles este é um dos momentos mais significativos e fortes de sua espiritualidade. Meses antes, fizeram muitas viagens ao Km 8 da estrada de Novo Airão, onde realizaram o retiro. Essas viagens foram para preparar o ambiente com um mínimo de estrutura para acolher os 50 jovens que participaram do Acampamento deste ano.
A preparação se deu em todos os níveis. Além da preparação do ambiente físico, os jovens realizaram toda uma programação incluindo: pregações, momentos de adoração ao Santíssimo, Missas, noites carismáticas, cristoteca, luau, gincana e vários momentos de oração.
É gratificante e louvável testemunhar a alegria e o entusiasmo desses jovens que tem coragem de deixar a casa, os amigos, as brincadeiras do carnaval e retirar-se, num lugar tranqüilo, simples, sem a presença do celular, da internet e da televisão, para orar e louvar a Deus com seus cantos, testemunhos, com seu jeito próprio de jovens sedentos de Deus!
Acompanhando essa juventude querida esteve nosso novo Pároco, Pe. Marcelo Néspoli Magalhães SAC. Pe. Marcelo celebrou a Santa Missa todos os dias, marcou presença junto aos jovens ministrando o sacramento da confissão, fazendo aconselhamento, presidindo os momentos de adoração ao Santíssimo, realizando palestras e sendo presença gratuita. Um grupo de jovens da diretoria nacional do Ministério Jovem e outro do Ministério da Misericórdia veio de Manaus para apoiar no retiro.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, à noite, os jovens participaram da Missa, na Igreja Matriz de Santo Ângelo, em Novo Airão e deram seu testemunho sobre o retiro para a comunidade presente. Uma das jovens, Ana, fez sua Primeira Eucaristia e outros três o farão no próximo domingo.

Para mim, participar deste retiro foi mais uma experiência forte de encontro com Deus e com a juventude; experiência de escuta, de presença silenciosa e de aconselhamento. Foi edificante testemunhar, uma vez mais, a sede de Deus e a coragem daqueles jovens com histórias de vida tão sofridas e marcadas por experiências de abandono, rejeição, preconceitos, abusos e alguns deles até marcados pelos vícios, como consequencia dos traumas vividos na infância e na adolescência. Alguns testemunhos de vida e de encontro com Jesus emocionaram os participantes e chegaram a arrancar-lhes lágrimas. Sentimentos de compaixão pelos sofrimentos desses jovens e de alegria pela procura de Deus, por parte deles, tomaram conta de meu coração.
Contemplar aqueles/as jovens, suas reflexões, seus questionamentos, suas dúvidas, sua fé e esperança; vão me ajudando a compreender melhor o que se passa no coração deles e a discernir, à luz da Palavra, a missão que Deus me confiou, junto deles.
Esta foi para mim uma grande oportunidade de reafirmar, diante de Deus e da juventude, meu compromisso de testemunhar Jesus Libertador para esses jovens sofridos, vitimados pela violência e pelo descaso de uma sociedade que pouco acredita na juventude. Renovei, diante de Deus, o compromisso de caminhar com eles/as, de partilhar com eles/as o melhor de mim mesma; tudo o que já vivi e aprendi, para que eles possam crescer na fé, na esperança e experimentar novas relações de amor.
Precisamos acreditar mais nos jovens e dar-lhe mais apoio e incentivo. Eles são o nosso presente e o nosso futuro!
Novo Airão, fevereiro de 2012
Ir. Sandra Ede

Um comentário:

Marco Antonio Macedo disse...

Lembrei-me de um de nossos retiros na comunidade de São Benedito em Itaperuna.