quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dia do Padre

Há muitos anos quando no Brasil, no dia que celebra- se a memória de São João Maria Vianney, 4 de agosto, celebra -se o Dia do Padre.Neste ano celebramos 150 anos do morte dele. A Comunidade dos padres palotinos, respondendo a proposta feita pelo Prefeito da Congregação para Clero Dom Cláudio Hummes, preparou um dia de retiro no Seminário Maior Palotino no Rio de Janeiro. Neste dia do retiro participaram não só os padres palotinos, mas também padres amigos de Brasília e Portugal. O dia começou com uma palestra espiritual feita pelo Pe. Ceslaw Zajac SAC sobre a vida, espiritualidade e pensamentos de São Cura D`Ars. São João Maria Vianney, como fundamento de sua vida sacerdotal, escolheu a oração e a misericórdia trazida através da Eucaristia e do sacramento da penitência.
Depois todos os participantes da reunião tiveram a oportunidade de colocar em prática o que escutaram durante a palestra, pois teve adoração ao Santíssimo Sacramento e cada um poderia se confessar. A adoração foi conduzida pelo Pe. João Sopicki SAC e pelos seminaristas palotinos. No fim participamos da Eucaristia que foi celebrada por todos os padres presentes a qual foi presidida pelo reitor da comunidade local Pe. João Baraniecki SAC. A homilia foi feita pelo superior dos palotinos Pe. João Stawicki SAC, que falou principalmente sobre o ano sacerdotal e a espiritualidade palotina, que segundo nosso fundador São Vicente Pallotti é uma ponte entre o clero secular e as congregações.
No fim do encontro tivemos uma almoço que foi vivido em clima de irmandade. Todos gostaram desta reunião e sugeriu um plano para repetir durante todo ano sacerdotal esses encontros nas diversas paroquias do Rio de Janeiro.

Pe. João Pedro Stawicki SAC

Nenhum comentário: