“15 de agosto de 1959. Hoje, às 16:30h, saiu a procissão em honra de N. Sra da Glória de sua antiga capela, levando não somente a imagem da Padroeira, mas todas as imagens, saíram na procissão para não mais voltar para a capela, mas para entrar oficialmente na igreja nova. Na presença do mundo oficial e muita gente, o Sr. Arcebispo (Dom João de Souza Lima) benzeu a nova igreja. Logo em seguida, o Arcebispo celebrou a primeira missa. (...) Nesta altura a igreja não estava terminada: faltava torre, reboco dentro e fora, janelas, pinturas, etc... mas foi o desejo do Sr. Arcebispo de benzer a igreja neste dia. Vale ressaltar a extraordinária colaboração do povo do Bairro da Glória que sem cessar se esforçou antes e durante a construção trazendo pedras, carregando areia e tijolos para o local, oferecendo os meios financeiros...” (trecho tirado do Arquivo da Paróquia).
O atual pároco, Pe. Stanislaw Krajewski SAC, para agradecer a Deus todas as graças recebidas durante os 50 anos de orações nesta igreja, junto com todos paroquianos celebrou a novena em honra a Nossa Senhora da Glória.
“Durante a festa agradecemos a Deus pelos padres da Congregação do Espírito Santo e o povo gloriano, que construíram nossa igreja; pelas santas Missas, orações, louvores e sacramentos realizados na igreja Nossa Senhora da Glória”, falou o Pe. Stanislaw. Como essa igreja está ligada à história dos Padres Holandeses da Congregação do Espírito Santo, das Irmãs Dorotéias, que contribuíram generosamente para o crescimento espiritual e educacional do povo gloriano, e nos últimos anos os Padres Palotinos, a devoção por Nossa Senhora da Glória é muito grande.
Tão grande que o nome do bairro é fruto da fervorosa devoção mariana do povo. “Nos anos 50, do século XX, um grupo de católicos do antigo Bairro Matadouro recebeu uma pequena imagem que foi chamada de Nossa Senhora da Glória. Esta imagem peregrinava pelas casas do bairro e o povo rezava o terço, até que iniciou-se às novenas em honra de Nossa Senhora da Glória. Com a construção da igreja as novenas nas casas foram desativadas pois tudo passou a ser realizado dentro da igreja”, explicou Pe. Stanislaw.
Para celebrar o jubileu de 50 anos da bênção e da primeira Missa na igreja, foi celebrado o novenário, durante o qual, vários padres apresentaram o tema central “As glórias de Maria”. Deste modo o povo gloriano poderia preparar- se para o festejo do Padroeira.
O ponto alto dos celebrações foi a procissão no dia 15 de agosto, que percorreu as ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora da Glória. Na procissão junto com o povo, participou o arcebispo de arquidiocese de Manaus Dom Luís Soares Vieira e foi animada pela banda da PM que tocou cânticos marianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário