quarta-feira, 12 de agosto de 2009

TESTEMUNHOS SOBRE PALLOTTI

Pallotti na voz dos Papas

Pio XI, na alocução de 24 de janeiro de 1932, dizia: “Assistimos à glorificação de um sacerdote que adivinhou a realidade e o próprio nome, ao fundar a Sociedade do Apostolado Católico, isto é, daquilo que é a razão de ser da Ação Católica, o apostolado laical sob a direção do apostolado hierárquico. Magnífica preparação através da qual parece-nos ver a mão e, antes ainda, o coração de Deus, sempre visando tão belas, tão delicadas preparações e harmonias de coisas. E a Ação Católica, onde quer que desdobre sua ação, não poderá uma tão preciosa ocasião de não apenas agradecer a Divina Providência que oferece uma nova proteção e uma nova edificação, mas também de aproveitar dos ensinamentos de tão próvido e precioso precursor e colaborador”.O sumo Pontífice Pio XI o chamou ‘precursor da Ação Católica’. Ao ler algumas de suas páginas e considerando a sua múltipla e tão fecunda atividade, parece estar lendo e assistindo aquilo que escrevem e fazem, nos nossos dias, os mais zelosos e autorizados organizadores católicos. É que Pallotti se tinha proposto trabalhar sem descanso”.
Pio XII, no dia da beatificação: “Nós que conhecemos muito bem os benefícios espirituais por ele trazidos à Santa Igreja e não ignoramos como vós continuais com louvável esforço em muitas nações as salutares obras por ele instituídas ou iniciadas, com ânimo paterno desejamos ser-vos próximo, para congratular-nos convosco nesta feliz oportunidade e encorajar-vos a obedecer a cada dia com vontade sempre mais intensa aos seus preceitos e a seguir com todo zelo possível os seus preclaros exemplos.
...A sua laboriosa e indefesa operosidade produziu fecundos e salubérrimos frutos dos quais derivou, felizmente, uma fecunda renovação dos costumes cristãos, especialmente na Alma Cidade. Desejando ardentemente que as obras que ele mesmo tinha iniciado não somente não se interrompessem depois da sua morte, mas antes se propagassem com maior medida, com uma suprema inspiração, fundou a Sociedade que chamou do Apostolado Católico, que deixou como sagrada herança não só aquilo que ele tinha tão felizmente iniciado, mas também aquilo que estava nos seus desejos.
...não só instruir cuidadosamente e reconduzir na reta vida da virtude o povo cristão, seguidamente ignorante ou esquecido dos preceitos divinos, mas também iluminar com a luz da verdade evangélica as pessoas pagãs ou afastadas, e reconduzi-las salutarmente ao seio da Igreja Católica. E enfim, coisa necessaríssima, sobretudo nos nossos dias, reunir muitos leigos para que a hierarquia eclesiástica possa contar com a sua ajuda e organizá-los mediante sábias normas; nisto, como bem sabeis, Vicente Pallotti deve ser tido com soldado precursor”.
Pallotti nas palavra de João XXIII: “Entre o encanto do novo fervor que a celebração do Concílio Ecumênico está preparando, nos causa satisfação ao espírito poder augurar, junto às honras dos altares que se preparam para muitos veneráveis servos de Deus e beatos da constelação universal de santidade da Igreja espalhada por todo o mundo, a canonização do Beato Vicente Pallotti. Sacerdote edificantíssimo, ele soube tão bem unir a direção espiritual dos jovens clérigos do Pontifício Seminário Romano e dos alunos do Colégio Urbaniano da Propagação, com a instituição da Pia Sociedade do Apostolado Católico, que deu os primeiros movimentos em Roma à Ação Católica propriamente dita, que agora é admirada florescente e dedicada a grandes e verdadeiras tarefas da propagação do evangelho na sociedade moderna.
Toda a atividade deste sacerdote insigne esteve orientada à santificação do clero e, como ele deixou escrito, a defender e a conservar a fé, a difundir a caridade entre os católicos, propagando uma e outra em todo o mundo, afim que em breve haja um só rebanho sob um só pastor.
Ele foi o apóstolo daquela múltipla manifestação litúrgica que permanece como lembrança insigne da sua piedade apostólica, isto é, o oitavário da Epifania, que se celebra na igreja de Santo Andrea della Valle, como chamamento presente ao desenvolvimento da consciência missionária no mundo cristão e chamamento à unidade da Igreja entre todos os povos da terra”.

O Papa João XXIII diz mais sobre V. Pallotti: “Este amável santo é uma das figuras mais iminentes da atividade apostólica no século XIX. Traçou novos caminhos para levar os homens a Deus e amá-lo. Seus empreendimentos, especialmente a União do Apostolado Católico, são extraordinariamente ricos de ensinamento e de experiência religiosa”. Todos os que estão obrigados ao apostolado “devem esforçar-se em propagar o amor de Deus, promover a fraternidade e trabalhar com ardor e constância na realização dos seus ideais”.
Tradução do
Pe. Ângelo Lôndero

Nenhum comentário: