segunda-feira, 17 de agosto de 2009

JUVENTUDE PALOTINA

Irmão e Irmã Palotino(a),
A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam com vocês!

Meu nome é Marlon José Higino da Roza, advogado, atualmente Coordenador Nacional da Juventude Palotina do Brasil, domiciliado em Curitiba, Estado do Paraná. Na Coordenação da Juventude Palotina do Brasil trabalham outros jovens da Juventude Palotina de diversas localidades do Brasil.

Quando falamos de Juventude Palotina surge na cabeça das pessoas diversas perguntas: “quem é jovem palotino?”; “eu sou jovem palotino?”; “o que precisa ser para ser um jovem palotino?”; “para ser jovem palotino precisa participar de uma comunidade palotina?”. Enfim, são vários os questionamentos a respeito do tema.

Não obstante suas explicações, a Juventude Palotina é por essência algo simples de se entender, muito diferente do que a princípio pensamos, mas como por característica do carisma palotino, é muito difícil de se viver, as quais vejamos...

Primeiramente seu conceito básico: Juventude Palotina nada mais é do que um “movimento jovem que tem a vida e obra de São Vicente Pallotti como exemplo a ser seguido”.

Ok, mas e como é foi a vida de Pallotti e como contextualiza sua obra? Complexa a pergunta, correto? Ao primeiro momento para viver é sim, mas FELIZMENTE ela seja assim, pois muitos acreditam que é por ser assim é que temos um Santo (que “me parece”) atualizadíssimo sempre, por conta de suas características e principalmente por seu carisma unificador.

Grande “sacada” de São Vicente Pallotti foi exatamente esta, criar a União do Apostolado Católico para nos presentear... ele nos presentear? Não, tão humilde e maravilhoso foi Pallotti que ele não gostava nada nada em saber que podia ser criado uma “congregação” ou ser falado seu nome aos 4 cantos, ele sim queria que com a “UAC” seus membros consistiui-se na mais perfeita e prática imitação da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, razão por que as regras e normas das casas da união são todas fundadas sobre e inerentes à vida do próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, deixou mesmo claro que isso tudo não foi sua obra, não foi sua criação, mas sim totalmente uma obra divina, que Deus presenteou a ele e a todos que se apaixanam pela idéia possam viver desta forma.Assim surge “o jovem palotino”. O jovem palotino, também como membro da União do Apostolado Católico, procura imitar em cada um de seus dias a vida do Nosso Jesus Cristo.

Nós, da Juventude Palotina do Brasil, procuramos viver na essência os ensinamentos deixados por nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti; sentimos que o caminho em busca da Nova Civilização do Amor se dará apenas com a UNIÃO de todos os membros da igreja católica.

Buscamos fervorosamente, através do carisma palotino que nos impele, viver a União do Apostolado Católico a todo instante, acreditando que apenas através desta união conseguiremos caminhar no projeto evangelizador de Jesus Cristo.

Acreditamos que somos parte da U.A.C. - União do Apostolado Católico (identidade fundada por São Vicente Pallotti), e desta forma buscamos trabalhar juntamente com padres, irmãs e leigos palotinos.

Lembrando que este é o básico para entender a questão conceitual, importante mesmo é participar de nossos encontros, missões, congressos, do Conselho Local da UAC de sua cidade e também, se possível do ISEP e Semana Jovem Palotina, para que possa compreender isso tudo com maior clareza.

Através da UAC – União do Apostolado Católico, nós (Juventude Palotina) como membros desta UNIÃO trabalhamos em conjunto para que possamos, com a troca de conhecimentos e experiências, melhorar ainda mais os trabalhos nas pastorais que trabalhamos (tais como: grupos de jovens, grupo de música, catequese, etc.).

Exemplificando: Uma cidade que temos duas paróquias palotinas e 3 comunidades em cada uma delas, com seminário palotino na cidade, com casa de formação das noviças palotinas, com pastoral da juventude, setores, comissão juventude, entre outros; a UNIÃO de todos esses juntos forma o que dizemos: “Juventude Palotina da cidade X”. (obs.: para compor a “perfeita” juventude da cidade é sim necessário lutar para que haja a UNIÃO de todos os trabalhos citados acima, porém, não necessariamente precisa ser de uma paróquia palotina, ou melhor, não precisa se quer ter em sua cidade algum membro palotino para ser um jovem palotino, basta que você ou seu grupo se identifiquem com o carisma, procure as características básicas citadas anteriormente e continuar uma formação palotina, o que é de fundamental importância).Sabemos que temos jovens palotinos em todas as comunidades palotinas do mundo e jovens também que se identificam com tal carisma, mas que não vivem próximos a paróquias palotinas. No entanto, sabemos que nem todos os trabalhos realizados por estes jovens estão pautados na identidade da União do Apostolado Católico de ser (quase como uma UAC Jovem) e é também neste sentido que trabalhamos.

Atualmente essas são as cidades que estamos trabalhando: Arapongas-PR, Ariquemes-RO, Cachoeira de Macacu-RJ, Camacan-BA, Cambé-PR, Campo Grande-MS, Cascavel-PR, Codó-MA, Cornélio Procópio-PR, Curitiba-PR, Dourados-MS, Fátima do Sul-MS, Goiânia-GO, Itaperuna-RJ, Londrina-PR, Manaus-AM, Mandaguari-PR, Martinópolis/Teçainda-SP, Montes Claros-MG, Niterói-RJ, Novo Airão-AM, Palotina-PR, Pau Brasil-BA, Porto Velho-RO, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Claro-PR, Rio de Janeiro-RJ, São Bernardo do Campo-SP, São Paulo-SP, Santa Maria-RS, Volta Grande-MG. ARGENTINA, BOLIVIA, ITALIA, MOÇAMBIQUE e URUGUAI.Já trabalhamos com encontros nacionais e diversos projetos missionários em várias cidades por todo país e hoje tempos como projetos:
- A Missão Jovem Palotina (a última aconteceu neste feriado 11a14/06/2009 em Itaperuna-RJ), da qual jovens do Brasil e da América do Sul buscam realizar o trabalho evangelizador (sócio-religioso na entidade familiar) de acordo com a necessidade da região visitada. São 4 dias de trabalho, dos quais são visitadas cerca de 300 famílias; fazemos trabalhos nas catequeses, grupos de jovens, creches, entidades filantrópicas e outras organizações que existam na região.
- Trabalhamos com os Encontros Nacionais, onde jovens do Brasil se encontram para discutir a respeito do carisma palotino, estudando, rezando e aperfeiçoando-se na espiritualidade e no amor de Cristo. Nele também trabalhamos na formação de novas lideranças, objetivando que os jovens coordenadores de suas regiões se encontrem para uma formação mais aprofundada a respeito de todas as ações realizadas pelo movimento dos palotinos e assim possam voltar as suas regiões preparadas para novos projetos e sonhos.
- No ano de 2009 estamos também trabalhando com um novo projeto, o “Jovem em Ação”, trabalho este que os jovens “extrapolam” a questão do trabalho evangelizador e passam a ajudar também a comunidade carente no trabalho social (independente de sua religião, credo, etc) dando todo auxilio/suporte para uma vida mais digna. Este projeto é espelhado no projeto criado pela ONU (8 jeitos de mudar o mundo) criado em 2000.
- Entre outros.

Estes são alguns dos projetos da Juventude Palotina do Brasil; é desta forma que a Juventude Palotina vem trabalhando ao longo de seus quase 40 anos. E é através do carisma palotino de “reavivar a fé e reascender a caridade” que os Jovens Palotinos do Brasil buscam, de alguma forma, ajudar a Deus na construção da Nova Civilização do Amor.
Por gentileza, repasse este texto aos jovens das comunidades palotinas que conheça também.
Entrem em contato conosco...VENHA! Trabalhe com a gente na busca de um mundo melhor e na construção da vida dos nossos jovens do mundo todo!
Caso necessite, teremos um ENORME prazer de visitar e proferir um grande encontro para melhor explicar a Juventude Palotina.
É uma alegria IMENSA estar "falando" contigo...

“A Caridade de Cristo nos Impele” – São Vicente Pallotti

Abraços e fiquem com Deus!
Marlon José Higino da Roza
Coordenador da Juventude Palotina do Brasil
55 (41) 9965-4712 / 55 (41) 3266-4051
www.juventudepalotina.org
marlon_civilizacao@hotmail.com

Nenhum comentário: