quarta-feira, 25 de abril de 2012

1º Encontro Nacional da UAC Portugal


Auditório Rainha dos Apóstolos – Odivelas   25-04-2012                                          
No dia em que, do ponto de vista político, se celebra mais um aniversário da instauração de um regime democrático – a “revolução dos cravos” de 1974 – como foi chamada e no ano jubilar do cinquentenário da canonização de São Vicente Pallotti, teve lugar este encontro, que reuniu as paróquias de Praia de Mira, São Caetano, Vila Mar, Corticeiro e Febres à nossa, num bem-disposto grupo de cerca de quarenta participantes.
Do programa abaixo descrito, há a destacar
10:00 – Acolhimento
10:30 – Boas Vindas / apresentação “Palotinos em Portugal uma história com mais de 60 anos”


A cargo de Raquel Xavier, relatando a presença intermitente desde a II Grande Guerra, em 1941, pelo  Pe Wojciech Turowski, depois na década de 70 e finalmente a partir de 1988, com o Pe Andrzej Gladysz de forma contínua. Foram recordados os Párocos que enriqueceram com o seu dinamismo e apostolado os rebanhos a seu cargo confiados.
10:45 – Palestra “Conselhos Geral, Nacional e Local” – Pe. Jan Stawicki


O que é a U.A.C. A grande família palotina; o carisma palotino; a condição dos leigos empenhados apostolicamente; o compromisso da fidelidade a Deus, da formação permanente, da oração, do serviço…
Foi feita também uma abordagem aos Estatutos e uma visão prospetiva da espiritualidade palotina com vista a uma Igreja ecuménica, com a tónica no “dom de colaborar e cooperar”
12:00 – Celebração Eucarística - concelebrada pelos Pe. Jan Stawicki, Artur Karbowy e Luiz Maurício e animada pela Juventude Palotina



13:00 – Almoço - abrilhantado pela Sopa de Peixe de Mestre Cândido

15:00 – Terço da Misericórdia
15:30 – Palestra “ Dimensão Missionária da UAC” – Pe. Artur Karbowy


O pensamento de Palloti, os três propósitos, centrados na Caridade para com o próximo e a sua finalidade – a propagação da Fé no mundo.
Definição do conceito de missionário na dupla vertente de enviar e atrair.
Referência sucinta ao universo palotino. A sua presença disseminada pelos cinco continentes e em expansão – dificuldades e vitórias
16:30 – Encerramento
Sr. Mario

Nenhum comentário: