domingo, 8 de abril de 2012

Benção dos alimentos


No Sábado Santo em alguns países, tem o costume de benzer os alimentos para café da manhã do Domingo Pascal. Um desses países é Polônia. As Pessoas levam para igreja cestas com alimentos para serem abençoados e comidos no dia seguinte. Também em Portugal foi feito a benção dos alimentos para as famílias polonesas que moram neste país.



No Porto, o capelão dos Poloneses em Portugal, Pe. João Pedro Stawicki SAC abençoou os alimentos em uma das igrejas no centro da cidade. Em Odivelas os alimentos foram abençoados pelo Pe. Artur Karbowy SAC.




Muitas famílias ao redor de Lisboa foram para cumprir o costume da sua terra natal. Pe. Artur lembrou que no Sábado Santo trazemos os alimentos para igreja para lembrar-se dos grandes mistérios da nossa fé.




Abençoamos o pão lembrando o mesmo com o qual Jesus alimentou a multidão no deserto; a carne para lembrar o cordeiro pascal que Jesus estava comendo junto com seus discípulos durante a Ceia Pascal no Cenáculo; abençoamos também os ovos como símbolo da nova vida.
Pe. Artur

Nenhum comentário: