sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pe. Jacob Nampudakam em Itaipu


Ontem, dia 26 de abril, o Pe.  Jacob Nampudakam, Superior Geral dos Padres Palotinos esteve aqui na Paróquia de São Sebastião de Itaipu, participou da missa em nossa Matriz e ficou para nossa confraternização. 
A missa foi celebrada por nosso Vigário Paroquial Pe. Juliano SAC, que acolheu e deu as boas vindas ao Pe. Jacob em nome da comunidade paroquial e em nome do nosso Pároco Pe. Casimiro Pac SAC que esta em retiro pelas bodas de prata.  Além do Pe. Jacob, também concelebraram a missa os padres Jacinto, Daniel, e o Procurador Geral Pe. Vitaliy Gorbatykh. E também estava presente o Diácono Permanente Marcos Sanches, que recentemente fez seu Ato de Empenho Apostólico na UAC.

Pe. Jacob fez uma homilia lindíssima, na qual falou sobre a espiritualidade de Pallotti e suas peculiaridades, sempre com suas palavras calmas, e com o Pe. Daniel traduzindo-as para nós.
Antes da Benção Final o Padre Juliano agradeceu a presença e a visita do Pe. Jacob e também a Coordenadora da UAC de Itaipu Vera Tavares, que ofereceu como lembrança uma flâmula comemorativa do Jubilei de São Vicente Pallotti. O Pe. Jacob recebeu com carinho  e falou que irá levar esta lembrança para a Igreja do Espírito Santo em Roma, onde ficará como um “pedaço” da nossa comunidade lá. Foi uma alegria muito grande para todos os presentes. 

Após a missa tivemos um momento de confraternização no Salão Paroquial. Fizemos uma apresentação rápida de cada membro da UAC que estava presente, falamos em que movimento atuamos, qual o ano do empenho, das experiências de vivência Palotina que já tivemos e etc.
Depois, tivemos uma espécie de avaliação, onde o Pe.  Jacob nos suscitou refletir sobre três aspectos da UAC.  A União em si, o que ela representava para cada um de nós, a Formação, o que saber sobre a vida e obra de Pallotti mudava em nós, e sobre o Espírito Missionário, como estamos acolhendo a missão dada por nosso Santo fundador.

As respostas foram as mais variadas, e o Pe. Jacob gostou muito delas. Dizia: “Bravo, Bravo!”.
Disse também que admirava nosso espírito de União e via aqui na nossa comunidade uma oportunidade de crescimento da UAC, assim como a difusão da obra de Pallotti.

No final tivemos um lanche, e um momento para conversarmos com ele com mais particularidade. Tiramos fotos, guardamos lembranças, e ficamos ansiosos para uma próxima visita do nosso sucessor de Pallotti.
Bruno Pacheco e Camille Santos

Nenhum comentário: