terça-feira, 3 de abril de 2012

Apóstolos Hoje reflexão e oração Abril de 2012


Deus Amor Infinito

Meditação 31 (OOCC XIII, pp. 166-171)

“O Amor infinito e a infinita Misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Eucaristia”

Oração de abertura 
Jesus Eucarístico, tu que sempre se dignaste estar conosco instituindo a Santa Eucaristia como sacramento para o nutrimento de nossas almas. Sob as aparências Eucarísticas de pão e vinho nos destes vós mesmo inteiramente – Alma, Corpo, Divindade. Consinta-nos aproximar de teu trono de graça e de misericórdia, para sermos sempre enriquecidos com teus infinitos tesouros, para curar as feridas de nossas almas, para comunicar-nos os teus méritos infinitos, para sermos revestidos das tuas mais perfeitas virtudes. Amém.
A última meditação de “Deus, Amor Infinito” nos faz entrever a pessoal experiência de nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti, ao compreender Jesus como Amor infinito e infinita Misericórdia na Santa Eucaristia.

Pela fé cristã, a Santa Eucaristia é Jesus. Trata-se do corpo de Cristo – e não somente o seu espírito ou divindade – mas Ele mesmo, todo inteiro com o seu Corpo real!

Para Pallotti, a Eucaristia era o Amado, o Esposo da alma, e que se comunicava, ele mesmo a nós – “para sempre deveríamos recordar a misericórdia infinita e o amor de Cristo, que para continuar a sua mais que santíssima vida em nós, se dignou permanecer em meio a nós por meio da Santa Eucaristia, comunicando-se como alimento e nutrimento de nossas almas”.
Na Eucaristia Cristo se dá a nós totalmente. Não é simplesmente uma parcial participação de alguma coisa, ou ainda apenas uma parte de graça ou de benção. É, na verdade, uma total doação de Si Mesmo – alma, corpo, sangue, divindade, tudo! É verdadeiramente Ele – dom de Deus – um sacramento de amor, a suprema expressão de amor. E por isso, Pallotti pede a nós que correspondamos ao amor com amor: “Jesus nos faz um presente imenso no mais Bendito dos Sacramentos. E as formas que nós poderíamos corresponder a este dom são: visitas freqüentes a Ele, nas igrejas, sempre O receber na santa comunhão e lhe oferecer a nossa adoração e nossa obediência”. Daquela muito empenhada vida apostólica de Pallotti, nós sabemos que o amor transbordante recebido na Eucaristia era a fonte de toda a sua caridade verso os necessitados que encontrava: “O amor de Cristo nos impele...”; “Gostaria ser alimento para quem tem fome...”. Jesus na Eucaristia quer abrir os nossos corações e ajudar-nos a nos transformar, junto a Ele, missionários do amor de Deus, com palavras e ações.
Segundo Pallotti, nós realmente devemos nos agarrar em Jesus na Eucaristia e tomar posse dele – “Agrada-me tanto pensar com qual fervor, Jesus Eucarístico, o mais doce dos Esposos, seria visitado se se encontrasse somente em uma só Igreja em todo o mundo; com qual fervor e sentimento seria recebido se pudesse recebê-lo somente uma única vez na vida e, ainda, das mãos do Sumo Pontífice, depois de longas peregrinações e penitências?”
Pallotti nos diz que “existem 3 coisas principais na Santa Comunhão: a lembrança da paixão de Jesus Cristo, uma abundância de graça e a promessa da vida eterna”. Estas intuições de Pallotti são confirmadas pela Igreja: a Eucaristia é o sacramento do amor,  sinal de unidade e  vínculo de caridade, um banquete no qual Cristo é recebido, o memorial de sua paixão é recordado, a mente é encharcada pela graça e nos vem dada a promessa da glória futura.
A devoção de Pallotti a este Santo Sacramento era única – “ele passava horas em adoração, seja de dia como de noite...” – e durante a celebração da Missa era grande o fogo de seu amor e fervor, conforme assim nos explicaram seus mais estreitos amigos: “no momento da elevação ele permanecia por um momento imóvel, com os braços levantados, regendo em suas mãos o Pão celestial”; e ainda:  “ele estava assim elevado, com seu corpo, por cerca de um palmo da terra”.

E mesmo diante destas todas experiências místicas, São Vicente protesta: “Eu confesso... de não ter aproveitado da Santíssima Eucaristia”. Ele não estava jamais satisfeito com seus gestos de homenagem e veneração à Eucaristia; ele não estava jamais contente de como tinha amado Jesus, desejando amar-Lo sempre, para além de qualquer medida.

Através da Eucaristia Jesus se dá inteiramente, a sua vida, a sua força, a sua divindade e qualquer outra coisa que nos permite viver uma vida santa – confirmando-nos com a sua força “sob as espécies eucarísticas de pão e de vinho, Ele se doa completamente, alma, corpo, divindade. Ele está em nossos altares como sacerdote e vitima ... Jesus, com tal incompreensível amor e misericórdia, não quer apenas estar conosco para sempre sobre os altares, (mas também), estar como trono de graças e de misericórdia. Não existe nada que não possamos obter d´Ele: um incompreensível excesso de amor”!

Para Pallotti, a Eucaristia era alimento místico que criava santos e místicos; que realizava a união celestial entre a alma finita dos homens e o Deus Infinito; que transformava a alma em Cristo:  “na Eucaristia Ele vem a mim pessoalmente para visitar-me e nutrir a minha alma, com todo o seu ser para transformar-me completamente nele e ser, para a minha alma, promessa de vida eterna”.

A Eucaristia, longe de ser um mero alimento, é Deus! E n´Ele estão todas as coisas, Ele, que é o autor de todas as coisas, a fonte de todas as graças e o fim de todas as coisas – “o Salvador, o Sacerdote, a Vítima, o Alimento e o Nutrimento da alma... autor e distribuidor de graça”. A Eucaristia é, de fato, Jesus mesmo, nosso Tudo, como o próprio Concílio afirma: “É a inteira riqueza da Igreja”.

Perguntas para uma reflexão pessoal
1  Possuo uma fé que compreende plenamente o mistério da Eucaristia?

2  Faço uma experiência de Cristo, inteiramente presente, quando participo à Eucaristia?

3  A Celebração Eucarística me ajuda a recordar a paixão de Jesus e me abre à experiência da abundância de sua graça?

Oração de encerramento
Oh Amor, Amor Infinito, Amor Incompreensível, Amor Desconhecido, Amor ultrajado, oh Amor, converta-me em amor agora e por toda a eternidade. Amém

Nenhum comentário: