sábado, 7 de abril de 2012

Via sacra em Itaperuna

Os paroquianos da Paróquia São Benedito de Itaperuna/RJ, sob administração do Pe. Estevão Lewandowski SAC, a cada ano, mantém e realiza por algumas ruas do Bairro, a Via Sacra na Sexta=Feira Santa, como testemunho público da sua fé. De estação em estação meditam e rezam relembrando a via crucis de Jesus pela nossa Redenção e Salvação.
Neste ano, como podemos ver pelas fotos, a Via Sacra foi meditada e acompanhada através da encenação das estações por um grupo de jovens atores amadores. 
Parte da Comunidade se encontrou na igreja, às 8h, onde se deu início à reza da Via Sacra.
Jesus em sua agonia sendo tentado lembra-nos que é necessário ato heroico no mundo de hoje, pois sendo verdadeiro cristão devemos lutar e não ceder às tentações que invadem nosso dia a dia.


Jesus é traído, é levado ao julgamento e à condenação de morte na cruz.
Em cada quadro que se segue até a condenação nos é apresentado um Cristo silencioso, injustiçado, flagelado, sem forças - humanamente falando - e, todos os personagens deste episódio do julgamento e condenação, representa cada um de nós na vida de Jesus nos dias de hoje: o traidor, os soldados cruéis, o medo e a inveja dos fariseus, dos sumos sacerdotes, de Anás e de Caifás, de ver o sua posição e poder ameaçados por Aquele que anunciava a verdade. A negação de Pedro... A omissão de Pilatos que se acovarda atrás do medo de também perder o poder.       

Quantas vezes, também nós agimos e nos tornamos cada um desses personagens. Muitas vezes somos o chicote que açoita Cristo,  a coroa de espinhos que tortura e fere profundamente o seu coração,  e enterrados em nossos pecados somos o peso da cruz que o debilita, o machuca, o esmaga sem compaixão...

E no caminho até o Calvário, o encontro com Maria: dois olhares e um só coração. Só Ele e Ela sabiam o tamanho da dor que transpassava o coração de ambos. Ninguém mais. Em cada queda de Jesus somos conclamados a assumir e testemunhar nossa fé por Aquele que teve amor maior.               




É-nos apresentado:  Cirineu que - mesmo impostamente – ajudou a carregar a cruz, resignado; e Verônica, entusiasmada por Deus e cheia de compaixão, enxuga o rosto de Jesus num gesto de puro amor.          
À frente as mulheres de Jerusalém que encontram em Jesus, humanamente debilitado, o consolo.   Não sejamos os pregos que ainda ferem as mãos e pés de nosso Salvador.     




E nem como um dos dois ladrões que o insultava.
E Jesus é entregue à Sua Mãe, à Mãe das Dores!



Sejamos como Maria aos pés da Cruz!
Coloquemos-nos nessa via crucis de Jesus e, juntos com Ele, o ajudemos a carregar a nossa cruz de cada dia com resignação, com fé, acreditando em sua Misericórdia.
A paróquia São Benedito deseja uma Santa Páscoa a todos que compartilham ou não o carisma palotino!
M Mercedes Barboza 

Nenhum comentário: