segunda-feira, 16 de abril de 2012

Festa da Divina Misericórdia em Odivelas

Com sinal de profunda entrada no mistério da festa da misericórdia foi celebrada festa do Domingo da Misericórdia em Odivelas. Neste ano, quando celebramos o jubileu de 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti o pároco de Odivelas Pe. João Francisco Pietrus  SAC convidou um especialista da Sagrada Escritura e provincial de muitos anos dos palotinos na Polônia Pe. Leslaw Gwarek SAC para fazer uma preparação espiritual.


Pe. Leslaw nos dias 12 e 13 de abril na igreja da Divina Misericórdia,fez palestra sobre os temas: “Misericórdia de Deus na Sagrada Escritura” e “Dimensão teológico e litúrgico da Divina Misericórdia”. Pe. Leslaw lembrou que no Antigo Testamento Deus é apresentado como Deus Misericordioso e muitas pessoas olha o modo de agir de Deus como fruto da misericórdia. O Antigo testamento para mostrar a realidade muito rica da misericórdia de Deus esta usando várias palavras, cada uma delas destaca um lado deste mistério da nossa fé. Mais frequente é palavra hebraica “hesed”, que significa amor fiel.


Outra palavra frequente usada é “rahamim” que significa o amor gratuito que esta brotando da necessidade do coração, que é caracterizada pela ternura, prontidão para perdoar. Misericórdia na linguagem da Bíblia significa qualquer gesto de amor de Deus em favor da sua criatura. Bondade de Deus não é limitada só para perdoar ao homem. Já a obra de criação é um ato da misericórdia. O Amor de Deus que é mais forte do que o pecado, que muitas vezes esta perdoando ao homem de modo especial é mostrada nos livros de profetas. Pe. Leslaw mostrou que tudo o que Deus fez para homem é um ato de misericórdia. Maior ato de misericórdia que Deus fez diante do homem é nascimento de Jesus Cristo – Deus por amor a homem deu o seu Filho para que esse se tornasse um de nós e mostrar pelo ensinamento,paixão, morte a misericórdia de Deus.


Mostrar o amor misericordioso de Deus foi o principal aspecto de ensinamento de Jesus. Mais perfeitamente o amor misericordioso de Deus foi mostrado nas horas de paixão, morte e ressurreição de Jesus. Jesus como visível imagem do Pai mostra o rosto de Deus que procura o pecador. Jesus deixou para Igreja em alguns sacramentos o sinal da misericórdia, de modo especial na Eucaristia e reconciliação.



Sábado a noite depois da Missa que foi presida pelo Pe. Leslaw pelas ruas de Odivelas saiu a procissão com imagem de Jesus Misericordioso. Muitos devotos com velas nas mãos e oração nos lábios percorreram ruas manifestando a fé em Misericórdia Divina. Na procissão junto com palotinos que trabalham na paróquia foi Pe. Francisco Marques SAC que junto com dois coirmãs da índia vieram para Odivelas neste dia.



No Domingo da Misericórdia a missa foi presidida por Pe. Delmar do patriarcado de Lisboa.
Pe. Artur

Nenhum comentário: