sexta-feira, 21 de maio de 2010

Encontros das Comunidades Locais


No dia 20 de maio de 2010 aconteceram os encontros das Comunidades Locais de Niterói do Rio de Janeiro. O tema principal deste dia da reflexão foi a continuação das nossas meditações sobre o Ano Sacerdotal em luz da última 48 Conferencia dos CNBB. Responsável pela reflexão, Padre Ceslau Zajac SAC começou a sua fala citando Santo Agostinho que lembrando o serviço sacerdotal escreveu:

"Certamente não há nada mais fácil, mais agradável ou mais procurado do que o serviço do bispo, padre ou diácono, realizando-se levemente entre os bajuladores de fala macia. Mas aos olhos de Deus, não há nada mais miserável ou condenável. Por outro lado, se este serviço for realizado como nosso Mestre ordena aos olhos de Deus não há felicidade maior!!!"

Toda a conferencia foi baseada na atualidade da mensagem do Bispo de Hipona, que viveu há mais de 1500 anos, tendo enfrentado os mesmos problemas, quanto a fidelidade do clero, como nos dias de hoje. Em seguida meditamos sobre as palavras do Santo Padre pronunciadas por ocasião do dia do Bom Pastor e da Sua recente viagem a Portugal e sobre a carta dos Bispos do Brasil do dia 13 de maio 2010. Sentimos que a oração por Bento XVI e pela fidelidade do clero deve ser uma urgente preocupação de todos os fiéis neste tempo tão difícil da PURIFICAÇÃO da Igreja.


Colocamos as cartas da CNBB que foram fonte da nossa reflexão no post anterior.

Pe. João Pedro Stawicki SAC

Nenhum comentário: