segunda-feira, 31 de maio de 2010

A todos os membros e colaboradores da UAC

A todos os membros e colaboradores da UAC 

De Roma vos saudamos com a esperança de que esta nossa carta vos encontre todos bem.

O mês de Abril de 2010 foi para a UAC aqui de Roma, um mês importante e de grande movimento. Vivemos o II Congresso Geral depois da sua aprovação como Associação Pública de fiéis, seguida da reunião anual de seu Conselho de Coordenação Geral (CdCG). Todos já receberam as notícias e uma mensagem do Congresso no “noticiário de Abril”.

Os membros do CdCG reuniram-se no Centro de Espiritualidade “S.  Vicente Pallotti" , Grottaferrata, de 13-18 Abril para tratar de temas relacionados à vida da União. Predominante em nossas mentes foi, porém, a experiência vivida no Congresso. Analisamos as diferentes apreciações, mas o que mais nos impressionou foi perceber o espírito, o clima de abertura, de amizade, de partilha e de bom humor que prevaleceu entre os 200 participantes provenientes de mais de vinte países! Tivemos a experiência de que a UAC como comunhão de fiéis, padres, irmãos, irmãs, consagrados, leigos e leigas "se tornou adulta". Houve reconhecimento e uma clara valorização dos diferentes dons e talentos colocados em comum, que nos fez recordar o milagre evangélico da multiplicação dos pães, que começou precisamente com o gesto de colocar em comum os "cinco pães e os dois peixes”.

Foi constatada uma crescente clareza sobre a nossa missão, denominada - "o nosso modo de ser Igreja" - tal clareza emergiu no modo em que foi tratado o tema/ lema do Congresso "Da visão à Missão em comunhão com Maria".

O Conselho de Coordenação Geral delineou uma primeira tentativa de estudo e plano de trabalho para os próximos dois anos, com base nos testemunhos e conferências do Congresso. Esta não é apenas uma maneira de partilhar todos os temas ali apresentados e tratados, mas também um modo para responder as perguntas que nós nos fizemos: "E agora?" O que farei/faremos para concretizar a experiência do Congresso no meu / nosso contexto específico de vida? "

Por esta razão nos propusemos enviar-vos as conferências e testemunhos, uma de cada vez, juntamente com uma série de questões e propostas do respectivo relator sobre como ler o texto, refletir e estudar.

Consideramos importante um vosso ‘feedback'/reação, a ser enviada ao Secretariado Geral ou diretamente ao relator.

Propomos iniciar a série de nossas reflexões com o texto de uma das últimas conferências do Congresso, mas que chamou a atenção dos participantes e expressou de modo particular as suas convicções e as suas aspirações, isto é, ser uma presença de Igreja que promove a comunhão e o serviço, portanto, uma igreja samaritana e misericordiosa, uma Igreja que evangeliza pelo testemunho. A reflexão é sobre o título da conferência - "Viver a missão com a Igreja de hoje" – e o subtítulo - "A contribuição da União à missão da Igreja no mundo de hoje". O texto com as perguntas e sugestões preparadas pelo autor, Padre Ângelo Londero SAC, está anexado a este e-mail. Sugerimos que  sejam colocadas à disposição de todos os membros, colaboradores e pessoas que estão fazendo o caminho de formação na União. Idealmente o texto poderá ser lido e partilhado com reflexões nas Comunidades Locais, nos grupos e nos Conselhos Locais de Coordenação.

Pe. Jeremiah Murphy, SAC,

Presidente

Em nome do Conselho de Coordenação Geral

uac@uniopal.org

Nenhum comentário: