segunda-feira, 24 de maio de 2010

Festa da Rainha dos Apóstolos


Na véspera da solenidade de Pentecostes toda Família Palotina celebra em suas Igrejas a festa da Rainha dos Apóstolos, que São Vicente Pallotti escolheu como Patrona da União do Apostolado Católico. Neste dia todos os membros da UAC em vários lugares do Brasil estavam reunidos em oração igual com Maria e Apóstolos estavam rezando no Cenáculo. A Festa principal foi celebrada na igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal no Rio de Janeiro onde solene liturgia foi presidida pelo Superior Regional e Presidente da União do Apostolado Católico no Brasil Pe. João Pedro Stawicki SAC. Na missa participaram os seminaristas palotinos e pessoas leigas apaixonadas pelo carisma de São Vicente Pallotti. Durante a Eucaristia seis membros da UAC renovaram seu empenho apostólico, confirmando mais uma vez que querem ser fiéis apóstolos e missionários de Jesus Cristo. Pe. João Pedro lembrou para todos a importância de vivencia da experiência do Cenáculo. Cenáculo que é lugar de partilha, de encontro com irmãs e irmãos que tem a mesma missão, lugar de oração e profunda experiência com Deus. Quando estamos deixando o Cenáculo, deixando a oração, deixando a comunidade vivemos em profundo perigo de perder nossa principal vocação que é unidade com a Igreja no Espírito Santo. Por isso precisamos ter constante experiência do Cenáculo para verificar nossa vocação como leigo ou como padre. Depois da Santa Missa os seminaristas com o Pe. João Pedro comemoraram a festa da Rainha dos Apóstolos participando do rodízio de pizza.

No capital do Amazonas a festa da Rainha dos Apóstolos foi celebrada em dois lugares. No bairro Dom Pedro I a comunidade paroquial estava reunida com os palotinos da província de Santa Maria para celebrar a festa da padroeira e agradecer a Deus pelos 30 anos da paróquia, que teve início com trabalho do Pe. José Maslanka SAC, que no ano 1973 começou a celebrar as primeiras missas na praça.

Na paróquia de Nossa Senhora de Glória em Manaus a celebração foi preparada pelo grupo infanto juvenil Mãe do Divino Amor. A Missa celebrada pelo Pe. Stanislaw Krajewski SAC teve vários momentos da espiritualidade palotina. As Relíquias de São Vicente Pallotti destacadas na altar lembraram que a idéia do apostolado católico apresentada pelo santo é aberta para todos:  padres, irmãos, irmãs, e todos os batizados que se sentem atraídos pelo amor de Deus e pela ternura de Sua Mãe Santíssima. Pe. Stanislaw lembrou que Nossa Senhora queria viver as realidades do céu, já aqui neste mundo. Por isso depois de Deus, venerava Maria. Vicente Pallotti queria que Maria ficasse no centro do Apostolado Católico para que Ela implorasse o zelo apostólico e a coragem missionária. Por isso confiou-lhe toda sua obra ao patrocínio da Mãe, Rainha dos Apóstolos.

No interior da Amazonas em Novo Airão as pessoas poderiam olhar um pouco diferente para quadro da Rainha dos Apóstolos. As Pessoas que participaram das missas receberam um santinho com imagem Rainha dos Apóstolos que durante missa foi explicado pelo Pe. Artur Karbowy SAC.

Nessa imagem que foi pintada em 1847 pelo Serafim Cesaretti, a pedido de São Vicente Pallotti, aparece em destaque o Espírito Santo e Maria, Rainha dos Apóstolos. Maria aparece, no centro, com uma auréola na cabeça, indicando que é a esposa fiel, envolta pelo Espírito. É a Rainha dos Apóstolos porque não só os ensina a serem perseverantes na oração, como também os acalenta para poderem levar o Evangelho de seu Filho de maneira destemida. Desta forma é modelo de fé e de oração para todos os membros da União do Apostolado Católico e todas as pessoas que querem ser discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Pe. Artur

Nenhum comentário: