quinta-feira, 6 de maio de 2010

FESTA DE SANTO ÂNGELO EM NOVO AIRÃO

Ontem, dia 5 de maio, celebramos, com muito alegria, o Festejo do nosso padroeiro Santo Ângelo, em nossa comunidade de Novo Airão.

Às 17 horas, após o terceiro toque do sino, iniciamos uma bonita procissão pela cidade cantando, rezando, carregando velas, saudando com vivas o nosso padroeiro que caminhava à frente, em seu andor carregado por homens devotos da comunidade.



Muitas pessoas pararam para ver, com admiração, a procissão que ia aumentando a cada esquina.

Às 18:30 hs estávamos entrando na Igreja Matriz de Santo Ângelo para a participação na Missa. A Igreja estava linda! Toda ornamentada e cheia de flores. Tudo preparado como expressão de um grande amor e carinho! Um grupo de jovens – o Ministério da Música - animava os cantos. Quatro Sacerdotes concelebraram: Pe. Artur Karbowy SAC, nosso Pároco, Pe. José Maslanka SAC, Pe. Stanislaw Krajewski SAC e Pe. Jaroslaw Piasecki, sendo os dois últimos residentes em Manaus que vieram apoiar nossa comunidade e participar conosco desta Festa.

Durante a Missa, na acolhida da Palavra, houve uma linda coreografia apresentada por Dona Anália, uma senhora da comunidade. Ela entrou trazendo a Bíblia, enquanto o coral e o povo cantavam uma música referente à Palavra que suscitava vários gesto, como: beijar a Palavra, curvar-se diante da Palavra, oferecer a Palavra etc. A sra. fez muito bonito e com muita unção!

No ofertório, houve apresentação de frutas e artesanatos da região, rede de pescar, cesto de palha para recolher os produtos do campo, os quadros com a foto dos fundadores, fundadoras e Padroeiros das diferentes congregações Religiosas presentes em Novo Airão: S. Vicente Pallotti (Padres Palotinos),  Beata Emilie (Irmãs da Imaculada Conceição), S. João Bosco (Irmãs Salesianas) e S. Domingos e Madre Anastasie (Irmãs Dominicanas de Monteils).

Também foram apresentados o pão e as uvas. Todos esses símbolos foram chegando como oferendas da nossa vida para se unirem à oferenda da vida do próprio Jesus.


Eles vieram até o altar, trazidos por pessoas da comunidade, acompanhados de uma pequena explicação, por parte de uma leitora e foram depositados em um barco grande que estava à frente.

Na homilia, um dos Padres convidados, Pe. Stanislaw (Palotino) fez o sermão e destacou sua admiração pela perseverança e fé do povo de Novo Airão que soube acolher, preservar e transmitir de geração em geração, durante 300 anos, a devoção a Santo Ângelo, trazida pelos Carmelitas, primeiros missionários desta terra. O Padre ressaltou que Santo Ângelo foi um mártir que entregou sua vida em defesa da dignidade da família e do matrimônio como dom sagrado de Deus. Ele lembrou que, segundo a tradição popular, Santo Ângelo foi assassinado por um homem que ficou furioso com o santo porque, após sua pregação, que chamava a atenção deste homem porque vivia uma relação de pecado com uma mulher, a mulher converteu-se. Assim, Santo Ângelo tombou por denunciar uma relação de desrespeito à vida e ao sacramento do matrimônio, sinal do amor de Deus pelo homem e pela mulher. Foi assassinado por anunciar que o Projeto de Deus é de respeito à dignidade da família e à relação conjugal. Lembrando isto, o Padre recomendou, sobretudo aos casais e famílias presentes, uma devoção confiante em Santo Ângelo.

Recomendou também que os casais e as famílias pedissem constantemente a intercessão de Santo Ângelo por suas famílias e por sua vida matrimonial. Por fim, animou a todos a continuarem preservando essa herança de fé em Santo Ângelo, transmitindo-a às próximas gerações, como sempre fizeram, mesmo quando estiveram sozinhos, durante tantos anos, sem a presença de Sacerdotes ou Religiosas.

No final da Missa, Pe. Artur, nosso Pároco, agradeceu a Deus por todas as coisas boas que Ele nos concedeu, este ano, entre elas, a chegada das Irmãs. Agradeceu pelas Graças recebidas durante a Novena e a Festa de Santo Ângelo. Depois, agradeceu a presença e participação de todos.

Terminada a Missa, o povo formou uma longa fila em direção a Santo Ângelo, tocando-lhe, pedindo sua proteção e força, confiando suas inquietudes a Santo Ângelo e beijando a fita posta ao redor do santo, como sinal da fidelidade de sua fé.

Logo em seguida, caminhamos para o Arraial, para a parte social da festa com músicas, danças, barraquinhas, leilões, bingo.... Momento de encontro entre amigos, devotos e não devotos, momento de descontração e também de partilha, pois o dinheiro arrecadado será empregado na reforma da Igreja da Paróquia. Assim foi a Festa de Santo Ângelo. Impressionante como o povo guarda com carinho o que recebe de bom! É assim que o povo de Novo Airão tem guardado, cuidado e celebrado suas devoções, recebidas de missionários que passam por aqui e deixam o fruto de sua Evangelização.

Pe. Artur, nosso Pároco, juntamente com as equipes de leigos, jovens e adultos da comunidade, se dedicaram de modo incansável para a realização desse Festejo.

Nossa Paróquia está de parabéns pela organização de mais este evento, expressão de fé que reforça a esperança, anima a caminhada e abre novos horizontes.

Para os que passam pela cidade, para os que estão chegando e para os que aqui vivem a Festa de Santo Ângelo é um momento inesquecível!

Ir. Sandra Ede

Nenhum comentário: