terça-feira, 31 de maio de 2011

Coração de Nossa Senhora em Novo Airão

A onde tem católicos,  o mês de maio é celebrado como mês de Nossa Senhora. Mostrando a sua devoção a Mãe de Deus os fiéis se reuniram durante todo o mês rezando o terço, meditando as maravilhas que Deus fez na vida de Maria e na nossa vida.



Em nossa paróquia palotina em Novo Airão cada dia, primeiro as crianças da catequese, depois os adultos estavam reunindo-se para em frente a imagem de Nossa Senhora de Fátima, rezar a oração com qual o anjo saudou Mãe de Deus. No último dia, quando a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora fizemos uma linda celebração com o terço vivo e a coração de Nossa Senhora. A Celebração foi presidida pelo Pe. Artur Karbowy SAC com a participação de vários devotos, principalmente dos movimentos ligados com devoção mariana.

As crianças prepararam um teatrinho lembrando a aparição de Nossa Senhora em Cova da Iria. Entre anjos, pastorinhos, crianças tocando flautas apareceram a Bela Senhora pedindo para rezar o terço. Formamos um terço vivo com representantes das crianças, Legião de Maria, Terço dos Homens. Cada grupo com suas camisas em diferentes cores conduziram os mistérios do terço. A oração terminou coma Novena em Honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



Em seguida entrou uma coroa que com canto foi colocada na cabeça de Maria. Todos prestaram homenagem aquela que não é só a Mãe de Deus, mas também Nossa Mãe, aquela que acreditou na Palavra do Anjo e é para nós modelo da confiança que devemos ter em Deus. 
Pe. Artur

Noticiário UAC - Maio de 2011

Estimadas Irmãs e Irmãos da União
Estamos contentes de apresentar-vos neste noticiário algumas informações da beatificação de Salvador BARBEITO, SAC, preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico, junto com outras notícias provenientes da UAC.
  1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC À NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Salvador BARBEITO DOVAL, SAC, membro da Província Irlandesa, de Consagração temporária, nasceu em Pontevedra na Espanha no dia 01 de Setembro de 1946.
Ele pertencia ao grupo dos cinco Palotinos mortos no dia 04 de Julho de 1976 na casa palotina em Buenos Aires. Eram três sacerdotes, ele como aluno do Seminário Maior e um postulante. O processo de beatificação deles não foi ainda aberto juridicamente, mas se encontra em fase de preparação. 
Salvador aos três anos deixou a Espanha transferindo-se para a Argentina com seus pais e com sua irmã. Ele frequentou a escola primária no povoado de Barracas. Aos treze anos entrou no Seminário Menor da Arquidiocese de Buenos Aires e em 1965 no Seminário Maior. Naquela época, como seminarista, ele ajudou na pastoral de duas paróquias, sempre em Barracas. Em 1969, ele deixou o Seminário para discernir melhor sua vocação sacerdotal. Completou seus estudos em filosofia e pedagogia em um Instituto ligado ao Conselho Superior de Educação Católica. Ao mesmo tempo, ocupou vários cargos como professor de psicologia e de filosofia e como catequista. Entre outras coisas, ele se empenhou junto ao Colégio Betânia, o Colégio São Vicente Pallotti e na Paróquia de São Patrício em Belgrano, um bairro de Buenos Aires. Em 1974, tornou-se Reitor do Colégio “São Marón” dos Padres Maronitas. Compreendia e respeitava profundamente os adolescentes e queria colocar sua vida a serviço de um colégio.
De modo particular, ocupava-se de um grupo de jovens, pertencentes ao “Ateneo de San Patricio”. O objetivo que este grupo queria alcançar era “crescer na fé”, “crescer no conhecimento de Cristo”. O modo para concretizar este projeto consistia em fazer encontros entre os membros do grupo todos os sábados, a leitura do Evangelho, a oração, bem como os compromissos concretos para servir os necessitados e ajudar os pobres.
Em 1975, Salvador entrou oficialmente entre os Palotinos e iniciou a formação do Período Introdutório perto da Paróquia de “São Patrício”. No dia 31 de Maio de 1976 fez sua primeira consagração Palotina, desejando pois tornar-se sacerdote e servir sobretudo os jovens.
Padre Rodolfo Capalozza SAC, que por 13 anos viveu ao lado de Salvador, enfatiza assim suas características: ele queria ser amigo de todos, procurava sempre a vontade de Deus, via tudo à luz da fé, vivia para os outros.
Uma das jovens mais ativas do “Ateneu São Patrício” assim agradecia Salvador e a Comunidade dos Palotinos de Belgrano pelo seu serviço aos jovens:
“OBRIGADO por nos ter ensinado a viver no amor,
OBRIGADO porque sentimos a presença da amizade,
OBRIGADO porque compreendemos o caminho que soubeste seguir,
OBRIGADO pelo apostolado que nos mostrou a verdadeira Face do Evangelho,
OBRIGADO pelas palavras que nem o tempo e nem a morte apagarão,
OBRIGADO porque agora nos contemplas do céu e intercedes perante o Senhor, afim de que nos ilumine o caminho”.
2. A festa anual em “São Giorgio di Cássia” de 2011: a pequena cidade de “San Giorgio” está localizada a 915 metros acima do nível do mar e pertence à cidade de Cássia, perto de Perugia. Esta pequena localidade distante 170 km de Roma é o lugar de origem da família Pallotti. Pedro Paulo Melchiorre Pallotti, o pai de São Vicente, nasceu em 1755. Lembramos que Vicente Pallotti  foi à “San Giorgio” no dia 08 de Setembro de 1819 e permaneceu lá até o dia 23 daquele mês, por um período de descanso. Quando em Outubro de 1770, Pedro Paulo deixou seu pequeno lugar entre as montanhas de Cássia, não imaginava que seu filho se tornaria conhecido em todo o mundo.
A festa anual de São Vicente Pallotti em “San Georgio” no dia 08 de Maio passado, se realizou novamente. De fato, participaram cerca de quarenta Palotinos e Palotinas das duas Congregações representando os quatro continentes: Europa, África, América Latina e Ásia. Como sempre, o dia da festa foi precedido por um Tríduo animado pela Ir. Edoarda Torti, CSAC. A solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Almir Roman (Br) do nosso Colégio Internacional “Rainha dos Apóstolos”. Concelebraram os estudantes do Curso Anual para formadores realizado na Via G. Ferrari e três estudantes do Colégio Internacional. Participou também Pe. Natal Rossi, com 89 anos, morador de San Giorgio di Cássia, onde é pároco já por 62 anos e também os descendentes da família Pallotti, alguns dos quais vieram de Roma.
Após a Missa houve um abundante e festivo almoço oferecido e preparado pela família Pallotti de “San Georgio”. Às 16h foi realizada, pelas ruas do lugar, a tradicional Procissão com a estátua e as relíquias de São Vicente Pallotti. Pe. Stanislao Stawicki fez a introdução motivando a Procissão. A Banda de Música de Cássia tornou a procissão mais festiva. As palavras de agradecimento, após a procissão, foram dirigidas à todos e particularmente à família Pallotti, pela Irmã Ignes Burin, Vigária Geral das Irmãs do Apostolado Católico.
3. Itália: Mons. Felicetto Gabrielli, Vigário Geral da Diocese de Palestrina, Itália, foi admitido na UAC através do Ato de Empenho no dia 30 de Abril durante uma Missa concelebrada na Capela do Centro de Espiritualidade de São Vicente Pallotti em Grottaferrata.
4. O Conselho de Coordenação Geral da UAC realizou o encontro anual com todos os membros, no Centro de Espiritualidade em Grottaferrata de 18 à 24 de Maio. Pe. Jacob Nampudakam, SAC, Reitor Geral da Sociedade e Assistente Eclesiástico participou pela primeira vez.
Durante o encontro o Conselho nomeou Pe. Rory Hanly Secretário Geral da UAC. Pe. Derry Murphy, Presidente da União, assume o novo papel como Reitor da Província “Mãe do Divino Amor” da Sociedade e se transferirá para Dublin.
O Conselho deu o seu consentimento à nomeação da Senhora Maria Domke como Promotora da Formação junto ao Conselho Nacional do Canadá e Irmã Barbara Rohde, SAC, junto ao Conselho Nacional da Polônia.
Ainda, foi aprovada a constituição do Conselho de Coordenação Nacional da Bolívia e confirmada também a eleição do Pe. Pedro Lidio Gonzales Lafuente, SAC, como Presidente, Irmã Teofilia Ruiz do Instituto Mariano do Apostolado Católico, Vice-Presidente e Ir. Lidia Chavarria, do mesmo Instituto, como Secretária.
O Conselho ratificou a aprovação do Regulamento atualizado pelos conselhos nacionais da Polônia, Itália e Brasil e reviu o programa de formação Palotina apresentado pelo Conselho de Coordenação dos EUA.
5. O Curso Anual para formadores realizado na Via G. Ferrari, Roma concluiu as atividades com uma Missa celebrada na Igreja do “SS. Salvatore em Onda”, sábado, dia 28 de Maio. Esta foi presidida pelo P. Jacob Nampudakam. Os dezessete participantes iniciam um novo caminho apostólico fortalecidos pela experiência de profunda comunhão e de formação Palotina.
6. O Conselho Nacional da AUC na Alemanha viveu seu encontro anual de 20 à 22 de Maio, em Limburg. Os membros partilharam sobre a vida apostólica da União e das Comunidades; P. Ulrich Scherer apresentou uma Conferência sobre o tema: “A oração na vida de São Vicente Pallotti”. O Conselho aprovou o pedido de admissão na União, das seis pessoas apresentadas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reunião do Conselho de Coordenação Geral da UAC

Os membros do Conselho de Coordenação Geral reunidos em Grottaferrata, Roma, para o seu  encontro anual, enviam as melhores saudações a todos os membros da União do Apostolado Católico.
Desejamos colocar em comum para vocês a nossa experiência de viver e de partilhar a União nestes dias, passados ​​no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti e dizer algo sobre os assuntos tratados.
Um dos momentos fortes do nosso encontro foi o reunir-se com os membros dos três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação, é nossa viva esperança de que este seja o primeiro de tantos outros encontros futuros. Esta foi uma oportunidade para o conhecimento e confronto sobre temas comuns da União. Um ponto principal do dialogo foi sobre o tema da celebração do Cinqüentenário aniversário de canonização de São Vicente Pallotti. Dialogarmos com os Conselhos Gerais foi de grande valor para nós e igualmente encorajamos os Conselhos de Coordenação Nacional para a realização destes encontros com as Comunidades dos seus respectivos países.
No encontro do CdCG em 2010, que ocorreu logo após o Congresso Geral em Roma, nos era evidente a profundidade e a riqueza espiritual das conferências apresentadas no Congresso e tínhamos pensado como colocá-las à disposição dos vários países. Neste encontro nos entusiasmou escutar como neste ano os diversos países usaram os textos das conferências para a formação permanente.
O tema da formação foi uma prioridade da agenda. Irmã Stella Marotta, Promotora da Formação Palotina na Itália foi convidada para uma sessão de trabalho, para uma apresentação. Irmã Stella nos informou de forma completa e com os meios audiovisuais sobre o que aconteceu e o que foi tratado no encontro dos Promotores de Formação realizado em Roma, no mês de Julho de 2010, no qual emergiu a importância do papel e da responsabilidade do Promotor da Formação em cada país.
No debate sobre a União e sobre a nossa missão na Igreja, evidenciamos o quanto seja importante voltar o nosso olhar “ad extra”, identificando as necessidades da Igreja no nosso contexto particular e trabalharmos juntos para respondermos a elas.
A próxima Assembléia Geral da UAC será realizada em Grottaferrata, em Janeiro de 2012, a este propósito foram discutidos os possíveis temas a serem tratados na Assembléia. A carta de convocação da Assembléia será em breve enviada pelo Secretariado.  



O Conselho nomeou Pe. Rory Hanly Secretário-Geral da UAC e agradeceu de coração Pe. Derry Murphy pelo seu trabalho desenvolvido como secretário por diversos anos. Pe. Derry continuará como presidente da UAC junto com a nova missão que assumirá agora como Reitor Provincial da Província “Mãe do Divino Amor” na Irlanda.
Vivenciamos uma verdadeira "comunhão" nos trabalhos que realizamos nestes dias, no rezar juntos, na escuta recíproca e no empenho para garantir que a União do Apostolado Católico se torne na Igreja e no mundo uma realidade concreta, atraente e autêntica. Sabemos bem que vocês também fazem o mesmo para levar à plenitude essa realidade em vossos lugares. Agradecemos a todos pelas orações que fizeram por nós nestes dias de encontro. Continuamos a rezar uns pelos outros e com os outros para que possamos realizar plenamente o nosso Carisma.
Saudamos a todos na alegria da Páscoa que celebra o Cristo Ressuscitado.
Os membros do Conselho de Coordenação Geral

Bolo - Odivelas 29 V 2011











quinta-feira, 26 de maio de 2011

“O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”

No 4ª domingo da páscoa, onde a Igreja medita em sua liturgia o Cristo Bom Pastor, a comunidade Palotina da Região da Mãe da Divina Misericórdia teve dupla alegria: além de meditar e louvar Nosso Senhor pelas vocações, o jovem seminarista Saulo da Silva Gama SAC, recebeu o ministério de acolitato, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Bonsucesso.
O ministério acolitato é um passo importante para aqueles que se preparam para entrar nas ordens sacras. Depois desse Ministério o seminaristas ajudará na preparação do altar e poderá distribuir a comunhão ao Povo de Deus. Também é uma boa oportunidade para se renovar e reavivar a vocação, principalmente quando se contempla esses momentos com a certeza que o Cristo Bom Pastor está ao lado daqueles que são seus escolhidos.
Peçamos a Jesus, que se doa pelas ovelhas de teu rebanho, que possa renovar a vocação de nosso irmão Saulo e que através desse ministério este possa reavivar a sua vocação e assim imitar mais profundamente as virtudes de Nosso Senhor.
Pe. Francisco Filho SAC

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Festa de Santa Rita de Cássia

No sábado dia 21 de maio, a Capela Santa Rita de Cássia em Itaipuaçu iniciou os festejos do dia da padroeira. A tarde saiu a procissão da capela pelas ruas do bairro e em seguida foi celebrada a Santa Miss presidida pelo Pe. Jacinto Wojcik SAC.



Neste dia também comemoramos o retorno do Coral de Santa Rita de Cássia, que ficou por um período ausente, mas com a graça de Deus voltaram ao seu serviço.


Após a Santa Missa todos participaram da festa externa, com comidas, bebidas e com as bandas Samba Cristão e Effatha que animaram o público. No domingo, dia da padroeira, foi servido um almoço para encerramento das festividades.

Festa Nossa Senhora Auxiliadora

Entre muitas festas dos santos celebrados em Novo Airão, festejamos também a Nossa Senhora Auxiliadora. Dia 24 de maio é muito especial para os moradores do bairro no qual a Mãe de Deus deu seu nome.

Alguns dias antes da festa os moradores do bairro reuniram-se e com oração e alegria celebraram o dia da padroeira. Na terça-feira a tarde da capela Nossa Senhora Auxiliadora saiu a procissão com a imagem da padroeira. Pessoas de toda cidade junto com Pe. Artur Karbowy SAC chegaram para fazer a homenagem a Mãe de Deus.


Rezando o santo terço, com canto mariano nos lábios, percorremos as ruas do bairro levando a imagem de Nossa Senhora para todas as pessoas. Chegando para capela começou a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. José Maslanka SAC, que todo dia celebra eucaristia neste lugar.


Pe. José lembrou para todos a importância da devoção mariana e da devoção de Nossa Senhora Auxiliadora. A Mãe de Deus foi sempre conhecida como condutora da felicidade de todo ser humano. E Maria, sempre esteve junto ao povo, sobretudo do povo simples que não sofre as complicações que contornam e desfazem, muitas vezes, a vida humana, mas que é levado pelas emoções e certezas apontadas pela simplicidade do coração. Em 1476, o Papa Sisto IV deu o nome de “Nossa Senhora do Bom Auxílio” a uma imagem do século XIV-XV, que havia sido colocada em uma Capelinha, onde ele se refugiou, surpreendido durante o caminho, com um perigoso temporal.

A imagem tem um aspecto muito sereno, e o símbolo do ‘auxílio’ é representado pela meiguice do Menino segurando o manto da Mãe. Para ela sempre podemos ir com toda confiança que o filho tem para a Mãe e ter certeza que seremos acolidos.
Pe. Artur 

terça-feira, 24 de maio de 2011