domingo, 1 de maio de 2011

SEMANA SANTA EM NOVO AIRÃO – AM

Cristãos do mundo inteiro celebram a Semana Santa que se inicia com o Domingo de Ramos. Aqui no Amazonas, não foi diferente. Em nossa Paróquia, em Novo Airão, iniciamos este tempo litúrgico com a Missa e Procissão de Ramos, nas três Capelas. O evento religioso reuniu diversos fiéis que acorrem à Igreja, de modo especial, nesta época. Ao entrar em Jerusalém, antes de sua Paixão e Morte, Jesus foi calorosamente acolhido pelo povo que acreditou nele e que expressou sua fé e seu amor por Jesus saudando-o com ramos verdes e cantos de alegria.
Nós também quisemos, neste dia, proclamar nossa fé e nosso amor por Jesus e dizer a todos que Ele é nosso único Rei e Senhor. E o fizemos do nosso jeito, com belos ramos de açaí, típicos da nossa região.
Nos dias de segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, fomos animados e sustentados pelo Sacramento da Confissão e pela Celebração da Santa Missa, nas Capelas da Paróquia. Nestes dias, a Liturgia nos apresentou textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo.
O ponto alto da Semana Santa foi o Tríduo Pascal que se iniciou na quinta-feira, à noite com a Missa do Lava-pés.
Na quinta-feira Santa, à noite, com a celebração da Santa Missa, fizemos memória à última Ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio ministerial. Nesta Missa em que realiza-se a cerimônia do lava-pés, na nossa Paróquia, foram escolhidos os homens que fazem parte do Grupo do Terço dos homens para representarem a comunidade. Nosso Pároco, Pe. Artur Karbowy SAC, recordou o gesto de Jesus, lavando e beijando os pés de cada um, procurando, assim, transmitir a mensagem de Jesus de que o amor cristão deve ser humilde e servidor.
Na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, este gesto foi realizado por Pe. José Maslanka SAC. Nesta Celebração também recordamos o mandamento novo que Jesus nos deixou – Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei! Logo em seguida da Missa, foi exposto o Santíssimo.
Se a noite da Qunita-feira foi de inovação, a Cerimônia da Sexta-feira Santa, foi de tradição. Já há alguns anos, os paroquianos da Paróquia de Santo Ângelo e muitos visitantes esperam a Sexta-feira Santa, para a Adoração ao Santíssimo Sacramento que ocorre na Igreja Matriz, após a Via-Sacra realizada pelas crianças da Catequese e para percorrer as ruas principais da cidade acompanhando a Via Dolorosa preparada e realizada pelo Grupo Ministério Jovem da Paróquia.
Merece um destaque a Via Dolorosa que se inicia na Capela Jesus Misericordioso e termina no pátio da Matriz de Santo Ângelo. Às 17hs. uma pequena multidão reuniu-se na Capela Jesus Misericordioso, dando início às Cerimônias com a oração da Novena da Divina Misericórdia, em seguida, na porta da Capela, iniciou-se a Via-Sacra com a primeira estação. Chovia bastante, mas isto não impediu de que as pessoas se fizessem presentes e tão pouco impediu aos jovens de realizarem a apresentação que haviam preparado com muitos dias de antecedência. Vale ressaltar que fez parte dessa preparação momentos de oração e adoração ao Santíssimo. Com muita seriedade, fervor e uma interpretação emocionante, os jovens foram capazes de surpreender os fiéis que foram assistir e participar desta procissão da Via-Sacra. A bela interpretação do jovem que expressava a paixão e o sofrimento de Jesus deixou a todos muito emocionados. Soltando gritos e gemidos, sob os duros golpes dos que interpretavam os soldados, fez com que todos se concentrassem nesse ato de supremo amor de Jesus, entregando-se incondicionalmente por amor a nós. A sensibilização das pessoas fez com que caminhassem de forma piedosa, rezando, ouvindo o comentário dos jovens que, ao microfone, chamavam todos à reflexão sobre a Paixão de Jesus na humanidade e em todo o universo, hoje, com base nos subsídios da Campanha da Fraternidade 2011.
O ponto alto foi a chegada na Praça onde estão o Centro Pastoral e a Matriz de Santo Ângelo. Ali foram realizadas as três últimas estações da Paixão e Morte de Jesus. Ainda debaixo de forte chuva, todos assistiram emocionados a bela interpretação que os jovens fizeram da crucifixão e morte de Jesus. Embora cansado de verdade, o jovem que interpretou Jesus, repetia com voz firme e forte as últimas palavras de Jesus na cruz, fazendo com que todos os presentes recordassem com grande emoção, o ato supremo de Amor de Jesus, o Servo Fiel e Sofredor. Muito bonito o que esses jovens preparam todo ano, com dedicação e fervor, ajudando a comunidade a vivenciar este momento importante de sua fé cristã. O mais importante é que preparam tudo com iniciativas próprias, com grande autonomia, mas, com certeza, contam com o apoio de nosso Pároco, Pe. Artur, que lhes oferecem tudo de que necessitam para realizar este evento. 
No Sábado Santo, à noite  participamos da solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as Vigílias”, revivendo a Páscoa da Ressurreição de Jesus – Festa da vitória da Vida sobre a morte. A cerimônia, carregada de simbolismos que nos lembram a ação amorosa e misericordiosa de Deus, a Luz e a Vida Nova que brotam da Ressurreição de Cristo, contou com a participação das três Capelas da nossa Paróquia que repartiu entre si Leituras, Salmos e outras atividades.
No domingo de Páscoa, em nossa Capela Jesus Misericordioso, celebramos com muita alegria a Festa da Ressurreição com a participação das crianças da Catequese que interpretaram uma bonita canção sobre a vida nova no planeta terra. Após a Missa, houve um momento de confraternização, onde foi partilhado o gostoso café regional, enriquecido de bolo, tapioca, cuscús, suco, café.... fazendo-nos, assim, saborear uma mostra do Banquete do Reino e da Vida Nova em Jesus Ressuscitado!
Assim foi que, em nossa Paróquia de Santo Ângelo, neste cantinho do Amazonas, vivenciamos a Semana Santa, animados por nossos Sacerdotes, o nosso Pároco Pe. Artur que presidiu as cerimônias na Matriz de Santo Ângelo e na Capela Jesus Misericordioso e Pe. José que presidiu na Capela Nossa Senhora Auxiliadora e também animados pelos jovens do Ministério Jovem e pelas equipes de liturgia das Capelas. Na comunidade, a beleza de Deus se manifesta no serviço e na dedicação de cada um e de cada uma, irradiando a Luz do Cristo Vivo e Ressuscitado no meio de nós!
Ir. Sandra Ede

Nenhum comentário: