terça-feira, 31 de maio de 2011

Noticiário UAC - Maio de 2011

Estimadas Irmãs e Irmãos da União
Estamos contentes de apresentar-vos neste noticiário algumas informações da beatificação de Salvador BARBEITO, SAC, preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico, junto com outras notícias provenientes da UAC.
  1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC À NÍVEL DIOCESANO (continuação)
Salvador BARBEITO DOVAL, SAC, membro da Província Irlandesa, de Consagração temporária, nasceu em Pontevedra na Espanha no dia 01 de Setembro de 1946.
Ele pertencia ao grupo dos cinco Palotinos mortos no dia 04 de Julho de 1976 na casa palotina em Buenos Aires. Eram três sacerdotes, ele como aluno do Seminário Maior e um postulante. O processo de beatificação deles não foi ainda aberto juridicamente, mas se encontra em fase de preparação. 
Salvador aos três anos deixou a Espanha transferindo-se para a Argentina com seus pais e com sua irmã. Ele frequentou a escola primária no povoado de Barracas. Aos treze anos entrou no Seminário Menor da Arquidiocese de Buenos Aires e em 1965 no Seminário Maior. Naquela época, como seminarista, ele ajudou na pastoral de duas paróquias, sempre em Barracas. Em 1969, ele deixou o Seminário para discernir melhor sua vocação sacerdotal. Completou seus estudos em filosofia e pedagogia em um Instituto ligado ao Conselho Superior de Educação Católica. Ao mesmo tempo, ocupou vários cargos como professor de psicologia e de filosofia e como catequista. Entre outras coisas, ele se empenhou junto ao Colégio Betânia, o Colégio São Vicente Pallotti e na Paróquia de São Patrício em Belgrano, um bairro de Buenos Aires. Em 1974, tornou-se Reitor do Colégio “São Marón” dos Padres Maronitas. Compreendia e respeitava profundamente os adolescentes e queria colocar sua vida a serviço de um colégio.
De modo particular, ocupava-se de um grupo de jovens, pertencentes ao “Ateneo de San Patricio”. O objetivo que este grupo queria alcançar era “crescer na fé”, “crescer no conhecimento de Cristo”. O modo para concretizar este projeto consistia em fazer encontros entre os membros do grupo todos os sábados, a leitura do Evangelho, a oração, bem como os compromissos concretos para servir os necessitados e ajudar os pobres.
Em 1975, Salvador entrou oficialmente entre os Palotinos e iniciou a formação do Período Introdutório perto da Paróquia de “São Patrício”. No dia 31 de Maio de 1976 fez sua primeira consagração Palotina, desejando pois tornar-se sacerdote e servir sobretudo os jovens.
Padre Rodolfo Capalozza SAC, que por 13 anos viveu ao lado de Salvador, enfatiza assim suas características: ele queria ser amigo de todos, procurava sempre a vontade de Deus, via tudo à luz da fé, vivia para os outros.
Uma das jovens mais ativas do “Ateneu São Patrício” assim agradecia Salvador e a Comunidade dos Palotinos de Belgrano pelo seu serviço aos jovens:
“OBRIGADO por nos ter ensinado a viver no amor,
OBRIGADO porque sentimos a presença da amizade,
OBRIGADO porque compreendemos o caminho que soubeste seguir,
OBRIGADO pelo apostolado que nos mostrou a verdadeira Face do Evangelho,
OBRIGADO pelas palavras que nem o tempo e nem a morte apagarão,
OBRIGADO porque agora nos contemplas do céu e intercedes perante o Senhor, afim de que nos ilumine o caminho”.
2. A festa anual em “São Giorgio di Cássia” de 2011: a pequena cidade de “San Giorgio” está localizada a 915 metros acima do nível do mar e pertence à cidade de Cássia, perto de Perugia. Esta pequena localidade distante 170 km de Roma é o lugar de origem da família Pallotti. Pedro Paulo Melchiorre Pallotti, o pai de São Vicente, nasceu em 1755. Lembramos que Vicente Pallotti  foi à “San Giorgio” no dia 08 de Setembro de 1819 e permaneceu lá até o dia 23 daquele mês, por um período de descanso. Quando em Outubro de 1770, Pedro Paulo deixou seu pequeno lugar entre as montanhas de Cássia, não imaginava que seu filho se tornaria conhecido em todo o mundo.
A festa anual de São Vicente Pallotti em “San Georgio” no dia 08 de Maio passado, se realizou novamente. De fato, participaram cerca de quarenta Palotinos e Palotinas das duas Congregações representando os quatro continentes: Europa, África, América Latina e Ásia. Como sempre, o dia da festa foi precedido por um Tríduo animado pela Ir. Edoarda Torti, CSAC. A solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Almir Roman (Br) do nosso Colégio Internacional “Rainha dos Apóstolos”. Concelebraram os estudantes do Curso Anual para formadores realizado na Via G. Ferrari e três estudantes do Colégio Internacional. Participou também Pe. Natal Rossi, com 89 anos, morador de San Giorgio di Cássia, onde é pároco já por 62 anos e também os descendentes da família Pallotti, alguns dos quais vieram de Roma.
Após a Missa houve um abundante e festivo almoço oferecido e preparado pela família Pallotti de “San Georgio”. Às 16h foi realizada, pelas ruas do lugar, a tradicional Procissão com a estátua e as relíquias de São Vicente Pallotti. Pe. Stanislao Stawicki fez a introdução motivando a Procissão. A Banda de Música de Cássia tornou a procissão mais festiva. As palavras de agradecimento, após a procissão, foram dirigidas à todos e particularmente à família Pallotti, pela Irmã Ignes Burin, Vigária Geral das Irmãs do Apostolado Católico.
3. Itália: Mons. Felicetto Gabrielli, Vigário Geral da Diocese de Palestrina, Itália, foi admitido na UAC através do Ato de Empenho no dia 30 de Abril durante uma Missa concelebrada na Capela do Centro de Espiritualidade de São Vicente Pallotti em Grottaferrata.
4. O Conselho de Coordenação Geral da UAC realizou o encontro anual com todos os membros, no Centro de Espiritualidade em Grottaferrata de 18 à 24 de Maio. Pe. Jacob Nampudakam, SAC, Reitor Geral da Sociedade e Assistente Eclesiástico participou pela primeira vez.
Durante o encontro o Conselho nomeou Pe. Rory Hanly Secretário Geral da UAC. Pe. Derry Murphy, Presidente da União, assume o novo papel como Reitor da Província “Mãe do Divino Amor” da Sociedade e se transferirá para Dublin.
O Conselho deu o seu consentimento à nomeação da Senhora Maria Domke como Promotora da Formação junto ao Conselho Nacional do Canadá e Irmã Barbara Rohde, SAC, junto ao Conselho Nacional da Polônia.
Ainda, foi aprovada a constituição do Conselho de Coordenação Nacional da Bolívia e confirmada também a eleição do Pe. Pedro Lidio Gonzales Lafuente, SAC, como Presidente, Irmã Teofilia Ruiz do Instituto Mariano do Apostolado Católico, Vice-Presidente e Ir. Lidia Chavarria, do mesmo Instituto, como Secretária.
O Conselho ratificou a aprovação do Regulamento atualizado pelos conselhos nacionais da Polônia, Itália e Brasil e reviu o programa de formação Palotina apresentado pelo Conselho de Coordenação dos EUA.
5. O Curso Anual para formadores realizado na Via G. Ferrari, Roma concluiu as atividades com uma Missa celebrada na Igreja do “SS. Salvatore em Onda”, sábado, dia 28 de Maio. Esta foi presidida pelo P. Jacob Nampudakam. Os dezessete participantes iniciam um novo caminho apostólico fortalecidos pela experiência de profunda comunhão e de formação Palotina.
6. O Conselho Nacional da AUC na Alemanha viveu seu encontro anual de 20 à 22 de Maio, em Limburg. Os membros partilharam sobre a vida apostólica da União e das Comunidades; P. Ulrich Scherer apresentou uma Conferência sobre o tema: “A oração na vida de São Vicente Pallotti”. O Conselho aprovou o pedido de admissão na União, das seis pessoas apresentadas.

Nenhum comentário: