sexta-feira, 6 de maio de 2011

Festa de Santo Ângelo

No inicio do mês de maio, todas as atividades das pastorais em Novo Airão estavam voltadas para a festa do padroeiro da paróquia e município – Santo Ângelo. A Novena antes da festa reuniu devotos de santo na igreja Matriz. No dia da festa a imagem do padroeiro percorreu as ruas da cidade.


A Procissão durou duas horas, durante a qual a imagem do Santo Ângelo visitou as comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora e de Jesus Misericordioso. Mesmo andando com forte sol as pessoas foram contentes  levar o santo para perto das pessoas doentes que não podiam participar das celebrações, mas desse modo reuniram-se na celebração da festa.


Chegando à matriz começou a Santa Missa que foi presidida pelos padres convidados: Pe. Claudio Rossini SAC – presidente da Eucaristia; Pe. Celestino Ceretta SAC e pelos padres que trabalham em Novo Airão: Pe. José Maslanka SAC e Pe. Artur Karbowy SAC.A  Celebração deste ano foi muito especial, pois logo no começo a celebração Pe. Artur apresentou as relíquias de Santo Ângelo que a partir de agora vão estar junto com a imagem do santo em nossa igreja. Pe. Claudio entrou com as relíquias de Santo Ângelo. Um pedaço do osso do santo padroeiro que foi trazido pelo Dom Frei Wilmar Santini do tumulo de Santo Ângelo da Licata, na Itália para a nossa paróquia. A partir desse momento o nosso santo padroeiro estará presente entre nós não só em sua imagem, mas também com parte do seu corpo.
Nós veneramos as relíquias dos Santos na base da convicção de que os santos cristãos, ao ter participado da ressurreição de Cristo, não podem ser considerados simplesmente como mortos, eles estão presentes no meio de nós. Pelo culto que estamos dando as relíquias dos santos veneramos o próprio Deus que é fonte de toda santidade. Em suas relíquias o santo vive, encontra- se no meio de nós e esta intercedendo por nós junto com Deus.
Durante a homilia Pe. Claudio destacou o ensinamento de São Vicente Pallotti sobre a devoção dos santos. Cada fiel deve escolher um santo da sua devoção, conhecer a vida dele para imitar passos dele e tornar se santo.

Durante a procissão das ofertas foram colocadas no altar junto com o pão e vinho a barca e frutas que representam o meio de transporte e trabalho mais comum na região, como também o suor do trabalho para ter o alimento de cada dia. No fim da celebração com grande carinho as pessoas aproximaram-se da imagem e relíquias do Santo Ângelo para agradecer pela proteção que recebem do santo padroeiro.

Depois da celebração teve grande festa popular com muitas atrações. Entre eles leilão de uma canoa de sete metros e grande bingo.
Pe. Artur

Nenhum comentário: