segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reunião do Conselho de Coordenação Geral da UAC

Os membros do Conselho de Coordenação Geral reunidos em Grottaferrata, Roma, para o seu  encontro anual, enviam as melhores saudações a todos os membros da União do Apostolado Católico.
Desejamos colocar em comum para vocês a nossa experiência de viver e de partilhar a União nestes dias, passados ​​no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti e dizer algo sobre os assuntos tratados.
Um dos momentos fortes do nosso encontro foi o reunir-se com os membros dos três Conselhos Gerais das Comunidades de Fundação, é nossa viva esperança de que este seja o primeiro de tantos outros encontros futuros. Esta foi uma oportunidade para o conhecimento e confronto sobre temas comuns da União. Um ponto principal do dialogo foi sobre o tema da celebração do Cinqüentenário aniversário de canonização de São Vicente Pallotti. Dialogarmos com os Conselhos Gerais foi de grande valor para nós e igualmente encorajamos os Conselhos de Coordenação Nacional para a realização destes encontros com as Comunidades dos seus respectivos países.
No encontro do CdCG em 2010, que ocorreu logo após o Congresso Geral em Roma, nos era evidente a profundidade e a riqueza espiritual das conferências apresentadas no Congresso e tínhamos pensado como colocá-las à disposição dos vários países. Neste encontro nos entusiasmou escutar como neste ano os diversos países usaram os textos das conferências para a formação permanente.
O tema da formação foi uma prioridade da agenda. Irmã Stella Marotta, Promotora da Formação Palotina na Itália foi convidada para uma sessão de trabalho, para uma apresentação. Irmã Stella nos informou de forma completa e com os meios audiovisuais sobre o que aconteceu e o que foi tratado no encontro dos Promotores de Formação realizado em Roma, no mês de Julho de 2010, no qual emergiu a importância do papel e da responsabilidade do Promotor da Formação em cada país.
No debate sobre a União e sobre a nossa missão na Igreja, evidenciamos o quanto seja importante voltar o nosso olhar “ad extra”, identificando as necessidades da Igreja no nosso contexto particular e trabalharmos juntos para respondermos a elas.
A próxima Assembléia Geral da UAC será realizada em Grottaferrata, em Janeiro de 2012, a este propósito foram discutidos os possíveis temas a serem tratados na Assembléia. A carta de convocação da Assembléia será em breve enviada pelo Secretariado.  



O Conselho nomeou Pe. Rory Hanly Secretário-Geral da UAC e agradeceu de coração Pe. Derry Murphy pelo seu trabalho desenvolvido como secretário por diversos anos. Pe. Derry continuará como presidente da UAC junto com a nova missão que assumirá agora como Reitor Provincial da Província “Mãe do Divino Amor” na Irlanda.
Vivenciamos uma verdadeira "comunhão" nos trabalhos que realizamos nestes dias, no rezar juntos, na escuta recíproca e no empenho para garantir que a União do Apostolado Católico se torne na Igreja e no mundo uma realidade concreta, atraente e autêntica. Sabemos bem que vocês também fazem o mesmo para levar à plenitude essa realidade em vossos lugares. Agradecemos a todos pelas orações que fizeram por nós nestes dias de encontro. Continuamos a rezar uns pelos outros e com os outros para que possamos realizar plenamente o nosso Carisma.
Saudamos a todos na alegria da Páscoa que celebra o Cristo Ressuscitado.
Os membros do Conselho de Coordenação Geral

Nenhum comentário: