sábado, 1 de maio de 2010

Novena de Santo Ângelo

“Santo Ângelo é padre e santo,

Que venceu mil traidores,

Livrai dos inimigos,

Das calúnias dos tentadores”


A partir da segunda feira, dia 26 de abril, esse canto esta ressoando em Novo Airão. Os Devotos de Santo Ângelo estão reunindo-se nas igrejas da cidade para louvar a Deus pela vida do seu padroeiro e agradecer por todas as graças recebidas. Cada dia durante a celebração da santa Missa Pe. Artur Karbowy SAC e Pe. José Maslanka SAC mostram a importância de ter uma devoção não só com lábios, mas uma devoção de coração, que segue o exemplo do santo para aproximar-se de Deus com um verdadeiro amor.

Novo Airão é única paróquia do Brasil que tem como padroeiro Santo Ângelo - um mártir carmelita. Como a devoção a Santo Ângelo chegou a Novo Airão? Não se sabe o ano nem como exatamente, mas com toda certeza a resposta está nas missões carmelitas no rio Negro no século XVIII. Os documentos relatam que os carmelitas tiveram uma missão em Airão e que o padroeiro era Santo Elias. Seu nome inicial foi Santo Elias do Jaú e está situada na margem direita do rio Negro a 44 léguas de sua foz. Posteriormente a aldeia Santo Elias do Jaú recebeu o nome de Airão.

As reformas pombalinas provocaram a ruína da maioria das missões. Com Airão não foi diferente. Houve época em que só tinha uma família morando ali. Provavelmente foi um missionário carmelita do Airão quem fundou uma missão ou construiu uma capela onde está o Novo Airão dedicada a Santo Ângelo. Desde 1973, ou seja, desde que o Pe. José chegou ali, Novo Airão esta sob os cuidados dos padres palotinos.Não sabemos certamente nada sobre a origem da imagem. Provavelmente a imagem foi trazida de Portugal. O Pe. José conta que, quando chegou em Novo Airão, havia alguns que queriam mudar de padroeiro. Queriam colocar Santo Elias. Isto porque tinham suas raízes no Airão Velho. Pe. José disse: “Deve-se respeitar o padroeiro, se aqui Santo Ângelo é o padroeiro, ele deve continuar como tal”.Nove dias de preparação para celebrar seu padroeiro estão mudando a cidade. Muitas pessoas dedicam seu tempo, talento para preparar a festa. Ao redor da Igreja  Matriz a grama foi cortada, as árvores receberam um novo visual, o centro social recebeu um nova pintura, estão construindo as barracas para a festa popular, tudo para com grande alegria por seis noites (a partir do dia 30 de abril até 5 de maio) festejar o santo e recolher dinheiro para necessária reforma da igreja. Mas, o mais importante é mudança que não dá para ver com os olhos. Mas a mudança que acontece dentro do coração das pessoas, conhecendo um pouco mais sobre a vida do seu santo padroeiro e tentando colocar, olhando para o exemplo de vida de Santo Ângelo, na vida cotidiana o zelo pelo Reino de Deus.

Pe. Artur

2 comentários:

Unknown disse...

Muito me alegra estar nesta paróqui, cujo padroeiro é Santo ângelo.Tenho uma antiga amizade com os carmelita descalços de SP.adimiro as virtudes deste Santao e oxalá possamos ser seus seghuidores dandao nossa vida nas ações cotidianas em Novo AirÃo
Ir Joaninha Honório Madeiara,cic Presente Em Novo AirÃo no Projeto intercongregacional Mãe da Misericórdia

Unknown disse...

parabéns a todos os devptos de santo ângelo.
aos palotinos que estão á frente desta paróquia, muita luz e testemunho de fé
Ir.Joaninhacic