No último dia 28 de agosto um grande número dos membros da UAC – União do Apostolado Católico deslocou-se até Guapimirim, onde está a casa do noviciado palotino para um dia de convivência e reflexão.
A partir das 9,00 (nove) horas, Padre Estanislau Stawicki, da Coordenação Geral da SAC, em Roma, de do Conselho Geral da UAC, onde é o responsável pela formação, iniciou uma apresentação muito proveitosa em slides, mostrando o lugar de nascimento de Pedro Paulo Pallotti, pai de São Vicente Pallotti, - a pequena vila de San Giorgio de Cassia, na Úmbria, região onde está localizada a cidade de Assis, onde viveu e se venera São Francisco de Assis. San Giorgio está localizado entre as montanhas da Umbria, região que se vê no mapa abaixo e ali há grande devoção a São Vicente Palloti,:
Mostrou-nos várias fotografias e cenas das comemorações da festa de São Vicente Pallotti, que ali se celebra no segundo domingo de maio, época de primavera, quando já desapareceu o frio intenso que permanece a maior parte do ano.
Ali estiveram vários padres palotinos, inclusive o Reitor Geral da SAC e diversas irmãs palotinas romanas, inclusive uma religiosa chamada Suore Vicenza Pallotti..
Houve missa solene, procissão e almoço e em tudo estiveram presentes diversos membros da família da família Pallotti.
Após esta introdução que foi muito interessante e ilustrativa, Padre Stanislaw, fez com o grupo uma profunda reflexão sobre o tema a que se propôs: “A COOPERAÇÃO PAIXÃO DE UMA VIDA”.
Essa palestra foi um comentário muito objetivo sobre a cooperação, matéria que foi tema da tese de doutorado em Teologia Espiritual, que foi defendida na Faculdade dos Jesuitas em Paris (Centre des Sevres).
Ao realizar o seu trabalho procurou desenvolvê-lo a partir do que seria o olhar de “Pallotti sobre Pallotti”, colocando sob o foco sua vida e sua maneira de viver.
Pe. Estanislau conseguiu mostrar-nos, no pouco tempo que dispôs e falando em italiano, sem intérprete que para São Vicente Pallotti a essência de sua profunda mítica apostólica foi a idéia da cooperação. Assim, a União do Apostolado Católico é a expressão institucional, o nexo e o estímulo eclesial do pensamento de São Vicente Pallotti.
Para São Vicente Pallotti, diz-nos o padre Estanislau: “ a cooperação é o mais divino de todos os dons divinos que Deus comunica às suas criaturas”, segundo a expressão do próprio São Vicente Pallotti.
Propõe-nos o Pe. Estanislau que participemos no trabalho de globalização considerando que a cooperação é uma evolução que leva em conta o antigo e o novo em vez da corrida e da concorrência. Na Igreja, a União do Apostolado Católico pode se tornar um modelo de um trabalho em rede, de colaboração em todos os níveis da existência e de atividade.
A cooperação é particularmente importante lá onde há necessidade de complementariedade ou de reciprocidade. A UAC deve ser escola que ensina a trabalhar juntos, utilizando todas as possibilidades e todos os talentos.
Após a palestra tivemos a Santa Missa e depois um almoço de confraternização.
Foi um dia de muitas graças do Senhor e muita vivência Palotina.
Muito obrigado Pe. Estanislau.
Joaquim Accioly
Nenhum comentário:
Postar um comentário