quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dom Henryk Hoser pregou durante Assembléia

A tarde do segundo dia XX da Assembléia Geral continuou com o retiro. Agora nosso pregador foi nosso coirmão Dom Henryk Hoser SAC, arcebispo de Varsóvia-Praga na Polônia, que durante muitos anos trabalhou em missão em Ruanda (África) e quatro vezes participou da Assembléia Geral.
O Arcebispo queria apresentar para nós como evangelizar em “tempos difíceis”. “Jesus Cristo não prometeu os tempos fáceis para ninguém, mas prometeu para nós sua presença”, com essa lembrança o arcebispo começou um breve rascunho sobre os tempos históricos de são Vicente Pallotti para mostrar para nós a sabedoria de achar em nosso Pai Fundador as respostas para os desafios dos tempos presentes.


Hoje em dia está presente uma cultura pós-modernista que nega o Decálogo, por isso existe a necessidade de Nova Evangelização. “A novidade da evangelização revela-se pela capacidade de confrontar dos novos acontecimentos, situações dos novos desafios de uma sociedade de mudança. Espera novo ardor, um esforço emocional que mobiliza que traz a vontade de empregar as forças para atuar” explica o arcebispo.

No fim do dia de retiro foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Dom Henryk Hoser SAC.

Olhando para o exemplo do padroeiro do dia, são Mateus, fomos convidados para ser como ele, verdadeiro testemunho das palavras e atos de Jesus Cristo. Uma das fundamentais características da Igreja, apresentadas no Credo, é o apostolado.

Dom Henryk destacou que o Catecismo da Igreja Católica transmite o apostolado da Igreja, com as palavras como se fossem saídas da boca de São Vicente Pallotti. “Não seria isto um convite para o aprofundamento da nossa espiritualidade e da teologia do carisma?” pergunta arcebispo.

À noite a recreação comunitária teve como objetivo conhecimento de todos os participantes da Assembléia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Pe. Artur pelas informações em seu Blog, assim podemos acompanhar um pouquinho os passos da Assembleia Geral. Estamos unidos em oração aqui no noviciado Sul-americano, em Cornélio Procópio - Pr - Brasil.

Anônimo disse...

Olha, parabéns pelas
informações neste seu bolg.
Aqui do Teologado Palotino em Londrina,
acompanhamos com indescritível esperança os acontecimentos cenaculares em torno da
nossa Assembleia Geral..