quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Festa de Santos Arcanjos

O nono dia de nossa XX Assembléia Geral começou com a Santa Missa: hoje é festa de Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael! Esta Missa foi presidida pelo Pe. Leszek Woroniecki, Superior da Região da Divina Misericórdia na França. Ele também celebrava o aniversario de 25 anos de primeira consagração na Sociedade do Apostolado Católico.

Em nossas orações lembramo-nos de todos aqueles que, nesta data, celebram seus aniversários de consagração. Dentre estes também foi lembrado o delegado da província italiana, Pe. Andrea Fulco. Foi ele quem pregou uma ardente homilia. Lembrando a festa de hoje, destacou que “igualmente aos arcanjos cada um de nos tem um nome e uma especifica missão; cada um de nós é herdeiro de um carisma, que pode ser realizado só por esta mesma pessoa e que tem um caráter especial”. Depois, falando sobre o evangelho do dia convidou cada um de nós para ser “como Natanael, sem semente de falsidade... e deixar-se se contaminar de um amor cheio de alegria”.


Durante o plenário, o Superior Geral Pe. Friedrich Kretz destacou que entre nós estão presentes vinte coirmãos da Polônia e da Itália que neste dia celebram também seus aniversários de consagração em nossa Sociedade. Pe. Jozo Ivic, delegados da Croácia, celebrou o seu aniversario. Os participantes da Assembléia desejaram a todos os aniversariantes as bênçãos de Deus e depois começamos nosso trabalho.


Na parte da manha aconteceu uma conversa sobre relatório da Comissão Econômica e sobre as contribuições ao Generalato. Durante esta partilha, surgiu a questão de como melhor aproveitar o fundo para a formação permanente, aquele para a formação dos estudantes e como pagar os gastos desta Assembléia. Depois foi apresentado um novo modelo de contribuição para o Conselho Geral, que foi aprovado pela Assembléia. Ao fim da manhã, foram votadas algumas emendas sobre as comunidades locais e os projetos de contratos entre Províncias/Regiões. Foram todas aprovadas, com a ajunta que os tais contratos podem ser modificados pelas próprias Províncias e Regiões.

À tarde nós trabalhamos em cima do Documento Final, antes preparado por alguns peritos. Na primeira parte, foram apresentadas algumas reflexões e propostas para serem acrescentadas ao documento; outras propostas eram para cancelar algumas partes. A Assembléia aprovou as várias mudanças. O dia de trabalho terminou com algumas palavras de agradecimento do Pe. Kretz aos peritos que trabalharam duro e com entusiasmo para preparar-nos este Instrumentum laboris. Alguns deles, já no dia seguinte, voltariam para suas casas. Obrigado, peritos, pelo vosso árduo trabalho!

Nenhum comentário: