sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Colaboração

O Tema “Colaboração” estava presente em todos os acontecimentos do dia de hoje,  30 de setembro 2010. A Missa da Manhã foi presidida pelo Pe. Jakob Wasensteiner, um dos tradutores da Assembléia, ele celebrou seu aniversário.

A Homilia foi feita pelo Pe. Ademar Fighera, que falou sobre são Jerônimo, qual memória é celebrada, sobre o Evangelho do dia e o tema do dia no plenário. Graças á Providencia Divina, o Evangelho de hoje é o mesmo que é lido na solenidade de São Vicente Pallotti. Pe. Fighera mostrou a necessidade de ter a vida como a Palavra de Deus mostra, para imitar Jesus, que mandou os discípulos para o trabalho missionário e com isso chamou todos para colaborarem em vida apostólica.

Começando o plenário Pe. Friedrich Kretz, Superior Geral lembrou para os Delegados que no dia 3 de outubro 2010 teremos um dia de retiro antes de eleger o novo Superior Geral e o Conselho Geral. A Eleição começa dia 4 de outubro. Todo o dia foi ligado com o tema “Colaboração”. Primeiro o Pe. Stanislaw Stawicki pregou uma palestra com o tema: „Fundamento espiritual colaboração em pensamento do Fundador”.
Graças a isso podemos ter uma idéia de colaboração baseada no firme fundamento espiritual, com modelo da Santíssima Trindade e Sagrada Família de Nazaré, como é mostrado nas cartas de são Vicente Pallotti.
 Depois Pe. Zenon Hanas apresentou para os Delegados modos concretos e práticos de colaboração no nível internacional, interprovincial, intercultural. A Palestra teve como tema: “Colaboração internacional, interprovincial e intercultural: significado, possibilidades, critérios e estruturas de apoio”.

No fim do trabalho da manhã fomos para grupos mistos para conversar sobre conversar moções mandadas das comunidades locais e coirmãs e colaboração. Antes teve uma votação consultória sobre as moções.
Os Resultados dos trabalhos dos grupos, em forma de reflexão sobre tema foram apresentados pelos secretários. A votação definitiva sobre moções ficou planejada para o sábado. Até esse dia a Comissão Jurídica prepara moções juntando sugestões dos grupos mistos.

Nenhum comentário: