terça-feira, 12 de outubro de 2010

Irmãos em nossa Sociedade

Os Delegados, como de costume, celebraram a Santa Missa às 7h. A Eucaristia foi presidida pelo Superior Provincial da Província Nagpur, Índia, Pe. Augustine Varickakal e a homilia foi feita pelo irmão James Beamesderfer da Província Americana da Imaculada Conceição. Irmão James fez uma reflexão sobre as leituras do dia.


E disse, utilizando o texto do evangelista Lucas, que “assim como as pessoas que acompanhavam Jesus, também nós somos tentados a pedir a Deus um sinal, particularmente em momentos difíceis. Atualmente, a dificuldade para a Sociedade do Apostolado Católico é a falta de vocações para irmãos. A Palavra é clara: ‘Nenhum sinal vos será dado a não ser o sinal de Jonas’. Jesus afirma que o único sinal que será dado é o sinal do Seu Mistério Pascal: a Sua morte que nos dará a vida!”.


Os Delegados levaram essa reflexão de Irmão James para seus trabalhos no plenário. Hoje se refletiu sobre a vocação dos irmãos em nossa Sociedade. Para ajudar-nos em nossa reflexão ouvimos o Irmão Stephen Buckley da Província Irlandesa que trabalha no Secretariado Geral para a Formação. Após a apresentação no plenário, seguiu-se a discussão nos grupos mistos e, depois, no plenário apresentaram os desafios e dificuldades desse tema. Naquilo que se refere à relação entre os padres e os irmãos na SAC, chegou à conclusão que aquilo que nos une é a nossa vocação como palotinos: sermos apóstolos de Jesus. O modo como será desenvolvido o apostolado dos irmãos dependerá de alguns fatores: pessoais, sociais, culturas e também do crescimento da UAC.


Uma coisa, no entanto, é clara: no passado os irmãos tiveram um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento da SAC. Os Delegados desejam e rezam para que no futuro algo semelhante aconteça.

Nenhum comentário: