sábado, 9 de outubro de 2010

União do Apostolado Católico na Assembléia Geral

O 19° dia da Assembléia Geral concentrou seus trabalhos na partilha de diferentes experiências da União do Apostolado Católico (UAC) pelo mundo. Hoje, também participou conosco o antigo Superior Geral e atual bispo D. Séamus Freeman.

Durante a Santa Missa e durante o plenário, Dom Séamus partilhou sua experiência. Em sua homilia lembrou-nos que a palavra “parrhesia”, que significa abertura, sinceridade, ser justo, aparece 31 vezes no Novo Testamento. Ele, portanto, convidava toda a Assembléia a serem abertos e sinceros, pois cada Assembléia Geral existe a possibilidade de responder aos impulsos do Espírito Santo. Ele ainda destacou que a Assembléia pode ser também algo arriscado, pois as diferenças entre os Delegados impedem uma fácil comunicação.




Já no plenário Dom Séamus disse que 50 anos depois do Concilio Vaticano II, algumas estruturas da Igreja não foram ainda transformadas. Acrescentou que algumas mudanças podem e devem acontecer por motivo de entusiasmo por uma nova visão de toda a Igreja, e infelizmente, outras acontecem como conseqüência de escândalos (escândalo da pedofilia). Por isso, faltas e necessidades muitas vezes vão dinamizando o processo de mudanças para melhorar as coisas. Dom Séamus deu exemplos e possibilidades que podem ajudar no descobrimento na identidade da União. Casos e exemplos de realização das idéias da União estão dando esperança ao futuro.


Vários grupos presentes aqui, vindos de diversos países, apresentaram seus trabalho e comunidades UAC: o grupo UAC da paróquia são Cristovão em Neukölln (Alemanha), a comunidade das Irmãs Palotinas na Itália, a comunidade de jovens famílias “Betlejem” da Polônia; e Pe. João Pedro Stawicki, da Região “Mãe da Misericórdia” – RJ apresentou as comunidades da UAC na América Latina.

A União é uma associação publica de fiéis na qual estão juntos o clero e os leigos com espírito apostólico e que desejam realizar com responsabilidade as atividades da Igreja. Todo o dia foi moderado pelo Presidente do Conselho de Coordenação da União do Apostolado Católico, Pe. Jermiah Murphy.

Nenhum comentário: