sábado, 2 de outubro de 2010

Encontros Continentais

1 de outubro começou com a Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Peter Sticco. Pe. Eamonn Monson pregou a homilia muito pessoal, refletindo sobre a padroeira do Dia Santa Teresa do Menino Jesus e Evangelho.
Destacou que Jesus (no Evangelho do dia) e santa Teresinha colocaram atitudes de criança no centro da vida cristã. De um lado devemos escutar a palavra Deus Pai que foram dirigidas para Jesus, Filho de Deus, durante o batismo: “Este é o meu Filho amado”.

De outro lado devemos colocar a paternidade e maternidade de Deus em nosso trabalho, amar também aqueles que, é difícil de amar. Essa é a missão de toda Igreja.

Começando o Dia de trabalho, o Superior Geral lembrou que hoje celebramos aniversario de Pe. Gerald Dwyer. Para o aniversariante todos cantaram "Happy Birthday".

Durante as primeiras três sessões o tema refletido foi: “Encontros Continentais”. Antes da conversa Pe. Karl Heinen apresentou o tema, falando sobre a história desses encontros e a característica geral deles. A conversa foi feita em plenário e em grupos lingüísticos sobre alguns aspectos do tema. Foi falado sobre caráter e tarefas, participantes e estrutura, modo de convidar as pessoas e método de trabalho dos Encontros Continentais.


O resultado das conversas em grupos foi apresentado no plenário. As propostas de mudanças foram votadas e algumas delas foram aceitas. No final o documento sobre Encontros Continentais com as mudanças foi votado e aceito pelo Assembléia.

A quarta sessão foi muito especial. Durante esta sessão os Delegados da Assembléia foram introduzidos em um processo de discernimento espiritual antes das eleições do Conselho Geral. A introdução foi feita de modo inspirado pelo Pe. James Grummer SJ. Desde 2005 ele é Conselheiro Geral e Assistente Regional do Superior Geral dos Jesuítas nos Estados Unidos.


Ele é também historiador e professor de historia na faculdade. A experiência dele como superior dos Jesuítas e a paixão pela história deram para a palestra um toque especial, graças a qual podemos começar o processo de discernimento espiritual. A profundidade e espiritualidade dele e a vida de oração tornou a palestra muito interessante.


Fomos convidados para começar a procura espiritual qual é a Vontade Divina. Fomos convidados para entrar em nosso “Cenáculo”, isso pode facilitar o processo de discernimento. Neste processo – coloca Pe. Grummer - devemos ter três coisas: nossa historia do passado, situação de hoje da Sociedade e esperanças para futuro. Os Delegados deixaram o plenário cheio de idéias espirituais e alguns claros modos de como escolher o Conselho Geral. No fim todos nós rezamos pela intercessão de Maria Rainha dos Apóstolos.
Queridos leitores, nossa Assembléia entra agora em fase de discernimento espiritual antes de escolher o novo Superior Geral, por isso próxima noticia vai sair no dia 4 de outubro. Pedimos a vocês oração durante esse tempo de discernimento. Obrigado!

Nenhum comentário: