segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Passeio para Subiaco

O 21º dia de nossa Assembléia Geral foi diferente. Por ser domingo, foi um dia de descanso. Fizemos um passeio a um lugar importante para o nascimento de nossa civilização e para o Cristianismo Ocidental.


Os delegados visitaram a cidade de Subiaco e lá a Santa Gruta, na qual São Bento de Núrsia procurou tanto silencio em uma época decadente, rumorosa e que sucumbia à invasões bárbaras. Naquele lugar nasceram doze pequenas comunidades, de onde surgiu, depois de algum tempo, um mosteiro, dedicado hoje à Santa Escolástica - irmã gêmea de São Bento. Num primeiro momento, o mosteiro foi dedicado a São Silvestre.

Os delegados também se recordaram das missões “ad gentes”, celebrando uma Missa solene por ocasião do Domingo Missionário Palotino. Pe. James Amasi, da Tanzânia, pregou a homilia. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Gilberto Orsolin – pela segunda vez eleito Conselheiro Geral e até agora Secretário Geral para as Missões.
Foi emocionante o testemunho sobre o heróico trabalho dos palotinos poloneses durante a guerra em Ruanda. Este testemunho foi dado pelo recém eleito Conselheiro Geral e antigo Superior Regional da Ruanda/Congo, Pe. François Harelimana.
A visita à Santa Gruta e ao Mosteiro de São Escolástica foi muito interessante e deixou em todos muitos impulsos espirituais. O dia terminou com um solene jantar em Grottaferrata.

Nenhum comentário: