sábado, 2 de outubro de 2010

Noticiário da UAC - Setembro/2010

Queridos irmãos e irmãs da União.


Estamos contentes em apresentar-vos neste boletim uma nota sobre a causa de beatificação de Franciszek BRYJA SAC, preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico; segue junto algumas notícias da UAC.
1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DE MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)

Franciszek BRYJA SAC, sacerdote, membro da Província Polonesa, nasceu no dia 31 de Maio de 1910 em Rajcza, uma região da Cracovia. Ele foi ordenado sacerdote no dia 11 de Junho de 1938 e morreu no campo de concentração de Dachau no dia 4 de Maio de 1942. A causa de Beatificação foi iniciada oficialmente em Varsóvia, junto com outros mártires no dia 17 de Setembro de 2003. A missão de postulador a nível Diocesano esta sob a responsabilidade de Pe. Henryk Kietliński, SAC.

Depois da ordenação sacerdotal, Pe. Bryja viveu em Varsóvia e estudou na Universidade filologia clássica e, ao mesmo tempo, dando a sua ajuda na pastoral. Vale a pena recordar que durante a ocupação alemã as universidades polonesas foram fechadas, mas, os mais corajosos estudaram clandestinamente.

Os nazistas prenderam Pe. Bryja no dia 13 de Setembro de 1940, como refém, no lugar de um outro padre, mas quando o outro se apresentou, não liberaram nenhum dos dois. Pe. Francisco foi inicialmente colocado em uma prisão muito dura, chamada “Pawiak” em Varsóvia. Lá, após interrogatório, um dos nazistas disse a um outro: “Este (Bryja) parece-me muito pouco culpado, mas como está aqui, devemos segurá-lo”. As palavras dos nazistas foram ouvidas pelo mesmo Pe. Francisco, que depois contou aos coirmãos. De “Pawiak”, Pe. Francisco foi transferido no dia 23 de Novembro de 1940, no campo de concentração de Auschwitz, e depois de algum tempo, já desde 10 de Dezembro, naquele de Dachau, onde ele usava o número 22196. Lá ele foi colocado entre os assim chamados inválidos, os quais faziam trabalhos mais leves e, após um curto período de tempo, foram condenados à morte em câmaras de gás.
Pe. Bryja previu tudo o que o esperava. Um dia antes de morrer quando os dirigentes do Campo de concentração solicitaram aos inválidos para se prepararem para uma transferência para um outro campo melhor organizado e onde haveria também uma fábrica de cestos, ele não acreditou. Saudando os dois coirmãos palotinos, também esses prisioneiros, Pe. Stefan Treuchel e Pe. Jan Wronski, disse-lhes algumas palavras que Pe. Stefan recorda assim: "Nossos carcereiros temem uma rebelião e por isso dizem-nos que nos levam para outro campo melhor organizado em que devemos nos ocupar com a fabricação de cestos de vime; alguém nos assegurou que nos levarão a uma casa de cura. Todas essas coisas eu não creio e portanto nesses poucos momentos que me restam de poder estar com vocês, quero com viva voz fazer conhecer o meu último desejo”. Então ele falou brevemente dos bens terrenos deixados como herança pelos seus pais, e após um minuto de silêncio, textualmente continuou: "Quando chegar a notícia da minha morte, lembre bem o que eu digo agora. Minha vida jovem, as primícias do meu sacerdócio, meus sonhos e minhas esperanças não realizadas, todo meu coração e minha alma, eu ofereço neste momento a Deus e a Rainha dos Apóstolos; faço esta oferta para o maior desenvolvimento da fé católica na Polônia e para o maior progresso da Província Palotina Polonesa (Rainha dos Apóstolos, 9 (1958), p. 16). Ele morreu na câmara de gás no dia 4 de Maio de 1942, com apenas 32 anos de idade e quatro anos de sacerdócio.
Na consciência dos palotinos poloneses, Pe. Bryja permaneceu um exemplo de serviço generoso a Deus e ao próximo e de fidelidade à vocação, coroado com o martírio. O Capítulo Geral dos Palotinos de 1947o reconheceu candidato aos altares e partilhou a idéia de começar o processo de beatificação. É interessante notar que três de seus sobrinhos, filhos de sua irmã, após a morte de Pe. Bryja, descobriram sua vocação ao sacerdócio e tornaram-se padres, dois palotinos e um diocesano.

2. XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico - se realiza em Ariccia (Roma), iniciada no dia 20 de Setembro e continuará até dia 15 de Outubro. O tema da Assembléia é “Reavivar a fé e reacender a caridade: Apóstolos de Jesus num mundo que muda”. Rezemos para que o Espírito Santo guia os corações e mentes dos participantes neste evento tão importante na vida da Sociedade. Um site foi aberto e apresentará informações da Assembléia todos os dias com fotos: o endereço é www.sac.info/2010.
3. O Conselho de Coordenação Nacional da de Índia se reuniu no dia 16 de Agosto em “Assumption House”, Bangalore, e os membros elegeram a Senhora Regina Silvia Arokiaswamy, atual presidente da Khristsevikas em Pune, na qualidade de Presidente da CdCN em lugar de Irmã Josephine D ' Souza, SAC que se encontra atualmente em Roma como Conselheira Geral das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico.
Este ano as “Khristsevikas” celebram 50 anos de fundação. A senhora Joyce Almeida escreve: "As Khristsevikas celebrarão a bondade de Deus ao longo de 14 meses. O tema escolhido é " Graças oh Deus por aquilo que foi e confiamos-Te aquilo que virá em nosso caminho", impulsionado com a renovação espiritual. A comunidade se reunirá quatro vezes no Centro “Vardan” (significa bênção) em Pune. O programa inclui encontros sobre temas da integração da dimensão psico-espiritual, renovação, viver os valores do Evangelho enraizados em Cristo, um retiro sobre o tema "A Sociedade indiana, a Igreja e o Instituto Secular", e um seminário sobre a mulher indiana como consagrada. Realizar-se-á uma Assembléia Geral e o Jubileu se concluirá em Dezembro de 2011.
O primeiro membro deixou a sua casa no dia 13 de Outubro de 1960 seguindo o chamado de Deus através do Bispo Jos Fernandez, Diretor das Missões Pontifícias na Índia a pedido do Padre Ansgar Faller SAC. A intuição de fundar um Instituto Secular na Índia, segundo a visão de São Vicente Pallotti foi de Pe. Bryan Tiernan, um Palotino australiano que trabalhava na missão de Raipur, e do bispo John Weidner, alemão, da mesma missão.
Na Alemanha a Comunidade de Hildegardenschwestern e a Comunidade de Theresienschwestern do Apostolado Católico, a pedido do Padre Faller, fundaram uma associação para dar vida e estabilidade ao novo grupo ocupando-se pelo cuidado da formação espiritual tanto em Roma quanto na Alemanha. No retorno a Raipur, em 1965 Mons. Weidner lhes deu o nome "Khristsevikas" (servas de Cristo). Essas Comunidades vivem o estilo de vida de um Instituto Secular e no carisma de São Vicente Pallotti, em resposta a um mundo em crise, na solidariedade com aqueles que são feridos na dignidade humana, com os que sofrem a injustiça e com aqueles que buscam a Deus. Dão uma atenção especial às meninas e acompanhamento ao amadurecimento da mulher e com a sua presença, testemunho, amor e serviço, estão envolvidas em diversas áreas de trabalhos em sete Dioceses da Índia; também animam um grupo de UAC em Pune.

4. Santa Maria, Brasile - o VIII Congresso Latino-Americano de Educação Palotina foi realizado nos dias 4 e 5 de Setembro, em Santa Maria, nas dependências do Colégio N. Sra. de Fátima (Irmãs Palotinas). Contou com a participação de 193 congressistas, procedentes da Argentina, Brasil, representando dez instituições palotinas de ensino. O tema central do Congresso foi “Espiritualidade na Educação”, tendo como lema, “Com Pallotti, Apóstolos na Educação”. Com muita competência, o Pe. Marcos Sandrini, SDB, orientou a reflexão do primeiro dia, dizendo que “há educadores e educadoras que mergulham sua espiritualidade nas fontes do Evangelho de Jesus Cristo. Ele é quem dá o fundamento ao que são e ao que fazem”. Tendo como objetivo conduzir uma prática educativa à luz do Evangelho, as instituições de ensino palotinas promovem esses Congressos para atualizar e aprofundar as temáticas da educação, à luz do carisma, espiritualidade e pedagogia palotina. O Congresso foi preparado e conduzido pela Equipe de Coordenação Latino-Americana de Educação Palotina – ECLAEP.
5. Sudan - os membros da UAC no Quênia e em Uganda aceitaram um convite para ir para o Sudan e, em Julho, visitaram a Diocese de Juba, tendo um primeiro contato com o bispo e com a igreja local. Tiveram a oportunidade de falar da União e do seu carisma durante a Santa Missa em várias paróquias.

SEGRETARIATO UAC

Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma

E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: