quinta-feira, 7 de outubro de 2010

17o dia de XX Assembléia Geral

O 17o dia de nossa Assembléia Geral começou com a Santa Missa celebrada em grupos lingüísticos.

Os temas e as decisões feitas hoje pela Assembléia giraram em torno de nossa lei. As moções enviadas pelas comunidades locais foram apresentadas no contexto do Código de Direito Canônico e depois, comentadas pela Comissão Jurídica.

Foram explicados o que é uma “delegatura”, o que fazer quando uma Província ou Região está diminuindo por falta de membros. Também foi discutido se não seria melhor acabar com a diferença entre Província e Região, já que as duas formas têm um funcionamento parecido. E o último tema, sobre novos esquemas de eleição provincial e regional.
Pe. Hubert Socha, conhecido perito na lei de nossa Sociedade, explicou de forma clara e simples o que é uma “delegatura”: é uma forma de organização pequena, porém sem identidade canônica. Um “delegado” é um membro que recebe a delegação de seu Superior Provincial ou Regional. A dificuldade pratica é que em algumas unidades da SAC, as “delegaturas” têm problemas diante da lei civil de alguns países. Isso deverá ser corrigido em cada situação concreta.
Os delegados opinam afirmando que a lei da Sociedade deveria permitir que a unidade (Província ou Região) mude seu estatuto para melhorar seu trabalho. Assim, foi apresentado um pedido ao Conselho Geral para dar soluções concretas e criar uma estrutura que melhorasse o trabalho da “delegatura”, mesmo que acontecessem mudanças nos estatutos.
Sobre o tema de diminuir ou desaparecer com a diferença jurídica entre Província e Região, foi discutido sobre a tradição histórica daquela unidade e a possibilidade pratica de crescimento. A moção foi entendida, porém rejeitada na votação.
A Comissão Jurídica ainda apresentou uma síntese do resultado de trabalho de muitos anos do Conselho Geral sobre as mudanças nos processos de eleição para os Conselhos Provinciais e Regionais da SAC. O Secretário Geral, Pe. Janusz Łuczak apressentou tema. A tarefa da Assembléia foi escolher um dentre quatro esquemas apresentados. As mudanças neste processo levaram à conclusão que sejam mais um processo espiritual do que político: é necessário escolher um time que encontre soluções para futuras necessidades da Província ou da Região.

Nenhum comentário: