segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NOTICIÁRIO UAC

Queridos irmãos e irmãs da União,


Estamos contentes em apresentar neste boletim uma nota sobre a causa de beatificação de Franciszek Kilian SAC, preparada pelo Pe. Jan Korycki, SAC, Postulador Geral da Sociedade do Apostolado Católico e junto outras notícias da UAC.

1. CAUSA DE BEATIFICAÇÃO DOS MEMBROS DA UAC A NÍVEL DIOCESANO (continuação)

Franciszek KILIAN, SAC, sacerdote, membro da Província da Polônia, nasceu em 10 de Outubro de 1895 em Zawada, região “Pomerania”, morto no campo de concentração de Auschwitz no dia 02 de Março de 1942. A causa de Beatificação foi iniciada oficialmente em Varsóvia, junto com outros mártires, no dia 17 de Setembro de 2003. A missão do Postulador a nível Diocesano está sob a responsabilidade de P. Henryk Kietliński SAC.

Após ter concluído os estudos no Seminário Menor na Polônia(Collegium Marianum di Wadowice), ingressou com os Palotinos em 1916, estudou filosofia e teologia no Seminário Maior dos Palotinos na Alemanha. Foi ordenado sacerdote no dia 09/07/1922. Depois estudou Sagrada Escritura na Universidade de Varsóvia e no “Biblicum” de Roma, e tornou-se professor no Seminário Maior dos Palotinos em Ołtarzew na Polônia. Nos anos de 1932-1937 foi membro do Regime Geral dos Palotinos em Roma, exercendo a missão de Secretário Geral. Voltando para a Polônia, continuou a ser professor na Ołtarzew e serviu a jovem Província Polaca na qualidade de Consultor provincial.

Os Nazistas o capturaram junto com outros coirmãos no dia 16 de Maio de 1941. No início foi colocado na prisão de Pawiak em Varsóvia, depois o transferiram no campo de concentração de Auschwitz. No campo de concentração P. Kilian sofria como os outros, mas ao mesmo tempo auxiliava os deprimidos e desencorajados, ajudando-os espiritualmente e aproximando-os a Deus; ocupava-se mais do próximo que de si mesmo. O testemunha ocular, Pe. Konrad Szweda, conta como morriam os sacerdotes em Auschwitz, e assim escreve de Pe. Kilian: “Se colocava em oração junto ao bloco dos presos desesperados, os confortava, os confessava e até escondido os instruía com a Palavra” (Arquivo SAC, Varsóvia). Dois superintendentes dos trabalhos forçados o maltratavam de modo particular. Sobre um dos casos relativos a estes maus tratos assim escreve o lembrado Pe. Konrad Szweda: “Quando o vice chefe do campo soube que ele era sacerdote católico, cruelmente o surrou, o maltratou dando-lhe também chutes na barriga e o despediu do trabalho” (Ivi).

Sumamente enfraquecido e tornando-se incapaz ao trabalho, foi condenado ao bloco de morte. Pe. Kilian aceitou esta condenação com calma. Confessou-se com Pe. Konrad e, junto com outros, foi encaminhado em direção ao bloco do qual ninguém voltava vivo e no qual também ele morreu no dia 02 de Março de 1942. A notícia da morte de Pe. Kilian se difundiu rapidamente em todo campo de concentração. Aqueles que o conheciam confirmavam proclamando: o nosso consolador e apóstolo morreu. Eis o verdadeiro mártir pela fé e pela Polônia. O seu corpo foi queimado no crematório do campo de concentração.

Pouco depois da segunda guerra mundial, em 1947, o Capítulo Geral dos Palotinos reconheceu Pe. Kilian candidato à beatificação.

2. A XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico aconteceu em Ariccia (Roma) de 20 de Setembro à 15 de Outubro. O Regime Geral eleito durante a Assembléia é formado por: Pe. Jacob Nampudakam (Índia), Reitor Geral, Pe. Adam Golec (Polônia), Vigário Geral, conselheiro, Pe. Francois Harelimana (Ruanda), P. Gilberto Orsolin (Brasil) e P. Martin Manus (Alemanha), Procurador Geral P. Vitaliy Gorbatykh (Ucraina), Ecônomo Geral P. Gerald Dwyer (Irlanda) e Secretário Geral P. Markus Reck (Suiça).
O dia de sexta-feira, 08 de Outubro foi dedicada a UAC. Pela manhã diversas pessoas fizeram apresentações sobre a realidade da União; de Berlin (Lissy Eichert e o Irmão Klaus Schneider), de Avella (Ir. Anna Simeone), da Biełsko-Bieła (Marek Kalka), do Brasil (Pe. João Pedro Stawicki) e da Irlanda (Dom Séamus Freeman). Após foi realizada a mesa redonda cujo moderador foi Pe. Derry Murphy, Presidente da UAC, e da qual participaram Corrado Montaldo, Vice Presidente, as Superioras Gerais: Ir. Serena Cambiaghi CSAC e Ir. Izabela Swierad SAC, acompanhadas por Ir. Salete M. Cargnin CSAC e Ir. Josephina d’Souza SAC. O debate foi muito animado e a viva voz. Sábado, 09 de Outubro na parte da tarde, Pe. Franco Todisco introduziu a reflexão sobre a celebração do cinqüentenário de canonização de São Vicente Pallotti que será no dia 20 de Janeiro de 2013. No debate, entre as várias delegadas da UAC houve a participação e presença de Ir. Anna Sardiello, Superiora Geral das Irmãs Eucarísticas de São Vicente Pallotti acompanhada pela Ir. Margherita. Todos concordaram de acolher a oportunidade deste jubileu para honrar o nosso Santo e para reafirmar a nossa participação na missão da Igreja de Jesus Cristo. No que diz respeito a esta celebração, haverá uma série de iniciativas a todos, nível da vida da UAC.
O web-site da Assembléia continua ainda ativo no endereço www.sac.info/2010
As Irmãs da Congregação do Apostolado Católico - Palotinas de New York informaram que existem novidades no Site Web da Província IC - abaixo da sessão “What’s New”; o endereço é: www.pallottinesisters.org

3. India – a delegatura das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico tornou-se Província no dia 15 de Agosto de 2010. A primeira Superiora Provincial é Ir. J. X. Clara, SAC. Desejamos às Irmãs a bênção do Senhor nesta nova etapa da vida da Comunidade.

4. Centro de Formação “O Cenáculo”, Via G. Ferrari 1, Roma – neste mês de Outubro teve início uma nova experiência formativa no “Cenáculo”: um curso anual para formadores e formadoras palotinas. O curso é programado para oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundar temas relativos ao Fundador, a sua fundação e a formação palotina, mas também a oportunidade de aproveitar de cursos de renovação sobre temas de vida consagrada na Igreja.
Os participantes da Sociedade do Apostolado Católico são onze e são provenientes do Brasil, Colômbia. Moçambique, Tanzania-Kenia, Ruanda-Congo, Camerum, Costa do Marfim e Índia. As Irmãs do Apostolado Católico são sete e provém do Brasil, Índia e Itália. O curso foi programado pelos responsáveis pela formação das Comunidades centrais e sob a guia atenta do Pe. Stanisław Stawicki, SAC.

5. A Festa da União – 28 de Outubro – este ano celebramos o sétimo aniversário da aprovação da União na Igreja Universal. Como sempre, desde 2004 em diante, os membros da UAC em Roma e ao redor se reuniram no sábado, 23 de Outubro às 16:30 na Igreja “Spirito Santo dei Napoletani” na Via Giulia, onde São Vicente Pallotti foi reitor desde 1835 até a sua transferência à comunidade nascente a “SS Salvatore in Onda” em Janeiro de 1846. A concelebração da Santa Missa foi presidida pelo Reitor Geral P. Jacob Nampudakam e a participação das Superioras Gerais Ir. Serena Cambiaghi e Ir. Izabela Swierad.

Permaneçamos unidos nesta semana em que recordamos a aprovação e o dia de agradecimento pelo dom da União e rezemos para que haja um empenho sempre maior da parte de todos nós na missão da Igreja para que Cristo seja reconhecido e amado.

6. Tanzania-Kenia – no dia 16 de Maio de 2010 na Igreja de “Siuyu Catholic Mission” na Diocese de Singida, 33 pessoas da região de Siuyu, Mwisi, Makiungu e Wibia emitiram o Ato de Empenho Apostólico em uma celebração presidida pelo Pe. James Amasi, presidente do CdCN.



SEGRETARIATO UAC
Piazza S.V. Pallotti, 204 – 00186 Roma
Tel./Fax: (39) 06 68194623
E-mail: uac@uniopal.org

Nenhum comentário: