sexta-feira, 8 de outubro de 2010

As eleições dos quatro Conselheiros Gerais

No 18º dia da Assembléia Geral tivemos a oportunidade de comemoramos o dia de Nossa Senhora do Rosário. A Santa Missa foi presidida pelo Reitor da Região “Sagrada Família” (Ruanda/Congo), o padre François Harelimana. A homilia foi feita pelo Superior da província “São Paulo Apóstolo” (Brasil), o padre Julio Endi Akamine.

Baseando sua homilia no evangelho do dia, a Anunciação segundo São Lucas, o pregador lembrou-nos que a Palavra de Deus também hoje quer se encarnar entre os homens. Maria é o melhor exemplo de como podemos nos abrir a esse convite e permitir que Palavra de Deus opere através de nós, em serviços ao próximo. A homilia também tocou os assuntos das eleições dos Conselheiros Gerais que acontecerão ainda hoje.

Durante o plenum da manhã aconteceram as eleições dos quatro Conselheiros Gerais. Cada grupo lingüístico apresentou três candidatos. O Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam leu o Evangelho de São Lucas sobre vocação dos discípulos e disse que Jesus não olhou a aparência, chamando homens simples para segui-lo. A Assembléia, igualmente, não deveria olhar a aparência dos candidatos, mas escolher coirmãos que possam assumir juntos o serviço de governar a Sociedade.



Depois que foram eleitos os Conselheiros, o primeiro Conselheiro também foi escolhido: é Pe. Adam Golec da Província de Poznan. Os outros novos Conselheiros Gerais são: Pe. François Hareimana da Região Ruanda/Congo, Pe. Martin Manus da Província Alemão/Austríaca, Pe. Gilberto Orsolin da Província de Santa Maria no Brasil. O Reitor Geral agradeceu a escolha dos Conselheiros e disse que pode sim dar bons frutos.

Na parte da tarde, em grupos lingüísticos, foram discutidos os critérios para as eleições dos outros membros que devem assumir algumas funções no Conselho Geral: o Ecônomo Geral, o Procurador Geral e o Secretário Geral. Em plenum os grupos apresentaram algumas reflexões e os possíveis candidatos.

Nenhum comentário: