quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Últimos dias da XX Asembléia Geral

A celebração Eucarística desta manhã foi presidida pelo Pe. João Pedro Stawicki, Superior Regional da Região do Rio de Janeiro. Ele recordou o milagre do sol acontecido no fim das aparições em Fátima no dia 13 de outubro de 1917.

Lembrou também o trabalho desenvolvido pelos palotinos em Portugal. Destacou que nossos trabalhos, orações, reflexões, e conversas durante a Assembleia Geral foram realizados na presença de nossa Padroeira, Maria Rainha dos Apóstolos e convidou-nos a sermos sempre mais “instrumentos da Misericórdia Divina”.


A homilia foi feita pelo Pe. Erno Schlindwein, Superior Provincial da Província Santa Maria, Brasil. Também ele falou sobre a imagem da Padroeira de nossa Sociedade, Maria Rainha dos Apóstolos, e convidou a todos para fortalecer a confiança na força no Espírito Santo.
Nos trabalhos da Assembleia Geral foram votadas as moções e as propostas de mudanças em nossa Lei. Os delegados se detiveram mais sobre a proposta de mudança do processo eleitoral para a escolha do Conselho Provincial e Regional. Foram feitas também perguntas sobre duração do mandato.
A Comissão Jurídica presidida pelo Pe. Hubert Socha esclareceu as dúvidas da Assembléia e apresentou novas redações para as moções que deveriam ser retocadas e, posteriormente, votadas. Vale a pena destacar que uma das poucas moções aceitas por unanimidade foi proposta pela Província Irlandesa e reformulada pela Comissão Jurídica: “Conscientes da grande responsabilidade de proteger os menores, a XX Assembléia Geral pede ao Conselho Geral de garantir que em todas as partes da SAC existam procedimentos justos para a proteção dos menores”.
Dessa forma a SAC demostra não só querer aprender com os erros, mas também manifesta seu desejo de construir um futuro transparente em todas as etapas de formação e nos trabalhos apostólicos, gerando uma confiança sempre maior.

Nenhum comentário: