quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Relatório do Superior Geral

O terceiro dia da Assembléia Geral foi também o primeiro dia real de trabalho. A Palavra de Deus dirigida a nós durante a santa missa, celebrada de manhã em grupos lingüísticos, lembrou da necessidade de deixar tudo para sem encargos indevidos alegremente seguir a Jesus. 

Este dia é marcado pelo relatório do Superior Geral, Pe. Kretz Friedrich, e aos Secretários - Geral para a Formação, Missão e Apostolado. O Padre Geral destacou que não são só 18 sucessores de são Vicente Pallotti e o guardião dos trabalhos da Sociedade, mas também é geral da comunidade que é viva. Após a invocação de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos o Superior Geral começou a apresentar as características do trabalho do Conselho Geral nos anos 2004 - 2010 e a situação das provincias vistas na perspectiva da Administração Geral.

"Era preciso, descobrir os atuais desafios da nossa Sociedade e quase estabelecer as prioridades do nosso trabalho. No início do nosso mandato temos sido lembrados que há uma necessidade de uma vida comunitária mais viva. A própria vida, percebida através das visitações e sublinhada e confirmada pelas cartas-respostas de muitos Superiores Maiores, deu-nos maior esclarecimento e clareza na primeira prioridade do nosso mandato: o esclarecimento e o aprofundamento da nossa identidade levaram-nos para esclarecer e sublinhar a prioridade do nosso escritório em questão com clareza e aprofundamento da nossa identidade", assim Pe. Kretz explicou as indicações para o Conselho nos últimos seis anos.

Em 31 de dezembro de 2009, nossa Sociedade tinha exatamente 2.379 membros. Em 31 de dezembro de 2003, ela tinha 2.359, o que indica um crescimento de cerca de 1% nos últimos seis anos. A boa notícia é que nós estamos entre as poucas comunidades ainda em crescimento, ainda que dando passos muito pequenos. Nossa Sociedade cresce em cinco unidades administrativas: as províncias indianas da Epifania do Senhor e da Assunção de Nossa Senhora e na Região Luz de Cristo, nas Regiões de Ruanda – Congo, Sagrada Família e da Nigéria – Camarões, Santíssima Trindade.

É relativamente estável ou em diminui menos de 5% no Uruguai Região São Vicente Pallotti, Província Santa Maria do Brasil, Região Mãe da Misericórdia no Rio de Janeiro, a Província Irlandesa da Mãe do Divino Amor, e da província polonesa da Anunciação do Senhor. Diminui o número de membros em metade de nossas províncias e regiões de 6% até 45%. Nossa Sociedade está crescendo na África (+ 160%) e Ásia (33%), é relativamente estável na América do Sul (cerca de -5%), diminui visivelmente na Europa (-11%) e drasticamente na Austrália (-23%) e América do Norte (-35%).

Pe. Kretz recordou que em 28 de Outubro de 2003 foi aprovado pela Igreja a União do Apostolado Católico. "Muitos leigos estão impressionados e sente-se atraídos pelo carisma palotino e pelo nosso modo de ser Igreja. (...) União pertence ao nosso ser essencial como SAC", destacou o Superior Geral. Sob a consideração dos princípios fundamentais do estatuto Geral da União, é importante para nós continuar a buscar concretos caminhos e meios, para sermos a visão que Pallotti tinha da Igreja e o nosso modo de ser Igreja a fim de realizá-lo em resposta às necessidades da Igreja, nos diversos países e culturas.

Missão – apostolado pertence essencialmente aos acontecimentos do Cenáculo e ao carisma palotino. Até a metade do século passado, a missão foi a nossa prioridade, o que também está expresso no nome da Sociedade “Pia Sociedade das Missões”. Nos últimos anos, aumentou de novo, uma nova consciência do compromisso missionário. Reconhecemos que não é suficiente estar fechados no Cenáculo, mas que, como os apóstolos, devemos sair dele para uma nova evangelização, ou re-evangelização. Como novas missões a província da Epifania do Senhor, em 2007 começou o trabalho em Zâmbia. Em 2008, a mesma Província iniciou uma missão em Arunchal Pradesh, na noroeste da Índia. No mesmo ano a província de Cristo Rei começou a presença Palotina no Caribe, na ilha de Barbados. No início deste ano a Região da Luz de Cristo começou um trabalho missionário nas Filipinas. A pedido do Conselho Geral a Província da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria pretende abrir uma casa na ilha de Taiwan, para confrades indianos aprenderem a língua chinesa, com a perspectiva de, com o tempo, abrir uma missão na China.

O Padre Geral lembrou que, desde o nosso fundador, a formação é uma das nossas mais altas prioridades. Importante papel na formação ocupa o Centro Internacional de Formação Palotina "Cenáculo" na Via Giuseppe Ferrari em Roma, onde a responsabilidade sobre a formação internacional palotina é encarregada ao Pe. Stanislaw Stawicki. Os órgãos de formação do Regime Geral são em primeiro lugar, os nossos três Secretariados Gerais Missões, Apostolado e Formação. Participa também o Instituto Pallotti, dirigido pelo Pe. Jan Kupka.

O Secretário Geral para as Missões, Pe. Gilberto Orsolin apresentou a iniciativas do Conselho Geral para as Missões em anos 2004 - 2010 e os novos desafios que nos esperam no futuro. Nossa lei explica que responsável pelos missãos são todos membros da Sociedade (Lei SAK 215). Uma vez por ano há uma reunião do Conselho Geral para as Missões para a troca de experiências sobre a missões, para analisar os novos desafios, para atualizar as informações sobre a dimensão missionária de cada Província/Região, para preparar o Domingo Missionário Palotino, para distribuir a ajuda aos missionários e aos estudantes (mediante temos 470 missionários , 245 alunos e 9 bolsas de estudo). É publicado um boletim informativo sobre missões distribuído pelo internet. Desde o ano 2005 é celebrado Domingo Missionário Palotino. Em 2009, foi realizado em Grottaferrata na Itália Curso de Formação com a presença de 44 missionários.

O Secretário Geral para o Apostolado Pe. Zenon Hanas informou sobre as atividades do Secretariado. Nos períodos de tempo indicados (2004 – 2010) o Secretariado reuniu-se em Roma seis vezes a fim de desenvolver, preparar e coordenar os diversos projetos e reuniões de formação permanente. Os membros do Secretariado são responsáveis principalmente por três projetos: formação permanente para párocos Palotinos, Fórum da Juventude Palotina e Agência Palotina de Informação.

O Secretário Geral para a Formação, o Pe. Jacob Nampudakam introduziu inúmeras iniciativas de formação. A Secretaria é relativamente jovem, pois sua idéia nasceu durante a XVIII Assembléia Geral para animar e coordenar os esforços de formação, promover o estudo da espiritualidade e do carisma Palotino, a colaboração entre SAC e a UAC, e em vários níveis, a organização de programas formativos para os confrades.  No dia 31 de março de 1999, foi nomeado o primeiro Secretariado Geral para a Formação. O maior fruto do trabalho do Secretariado Geral para Formação é Ratio Institutionis SAC, completo e integral programa de formação palotina. Ratio 24 junho de 2004 foi aprovado pelo Conselho Geral e apresentado à XIX Assembléia Geral. O Secretariado preparou, ou acompanhou várias sessões de formação com irmãos numerosos conduzidos a nível internacional e nacional, que confirmou que o Ratio se tornou a "espinha dorsal" da formação palotina. Uma importante forma de trabalho do Secretariado é o Centro Internacional de Formação Palotina "O Cenáculo", em Roma. Através do Centro são realizados inúmeras reuniões e cursos de formação para diferentes grupos Palotinos. O Secretariado coordena os “Institutos Pallotti” que atuam em: Roma, no Brasil, na Polônia, Alemanha, Camarões e Índia. Foi positiva a experiência internacional do Período Introdutório – noviciado (maio-junho 2009) para os candidatos da Europa, Estados Unidos e Austrália.

  A Discussão em grupos lingüísticos sobre o relatório do Superior Geral e os Secretários deu uma visão ampla do mundo palotino.

Nenhum comentário: