terça-feira, 14 de setembro de 2010

Peregrinação Paróquia de Odivelas a Fátima

Mais um ano Pastoral que se iniciou com a já famosa peregrinação ao Santuário de Fátima! Este ano realizou-se a 19ª peregrinação!

Partimos no dia 6 de Setembro. 121 valentes peregrinos, com o coração cheio de entusiasmo...Iniciamos a peregrinação com a Santa Missa e depois pés ao caminho, que a jornada é longa!

No final do primeiro dia em que percorremos cerca de 25 Kms, pernoitamos em Alhandra! Quanta alegria! Os veteranos por se reverem, os novatos por se conhecerem e pela meta do primeiro dia se encontrar cumprida! Pelo caminho, muita música, muita alegria, muito apoio dos Jovens Marianos!

No final da noite a oração comunitária e dormir que a alvorada vai ser às 5 da manhã! 2º dia - começamos bem cedo e percorremos mais 38 kms. O mesmo ritual, mas um pouco mais de cansaço! Mesmo assim nas horas de maior esforço vemos cada peregrino agarrar o seu terço e clamar pela Mãe! Quanta alegria no cansaço fisico! Quanta alegria em ter vencido mais um dia!

3ª dia - De novo o mesmo ritual da alvorada bem cedo para aproveitar o ar fresco da manhã. Quanta alegria em ver o nascer do sol, em vencer quilómetro a quilómetro...e a Mãe cada vez mais perto! A Sua presença era bem real e manifestava-se nos sorrisos e nas palavras de animo dos irmãos! (42kms)

4º dia - momentos de euforia, pela proximidade do Santuário..aquele "estamos quase lá..." Foi uma loucura de alegria no rosto de cada peregrino. Cada terço...cada oração de repente ganhou uma enorme dimensão! Aquela certeza de que a Mãe nos acompanhava e nos esperava de braços abertos era quase pálpavel!

5º dia - A alvorada um pouco mais tarde, afinal já tinhamos poucos quilómetros para calcorrear, mas foram tantos os peregrinos que acordaram e arrumaram as suas coisas antes de soar a alvorada! Tal era o entusiasmo, a ânsia quase incontida para chegar mais rápido, se apresentar diante da Mãe e poder dizer: EIS-ME AQUI SENHORA MINHA E MINHA MÃE!

Peregrinei, amei e sei que voltarei da mesma forma...porque descobri no silêncio das estradas e florestas, nos sorrisos dos irmãos, no acenar de apoio, que todos precisamos peregrinar destar forma para nos aproximarmos de Deus...e podermos dizer...Senhor eis-me aqui..despojado do meu conforto...só eu e Tú! A doce cumplicidade de sermos UM!

Raquel Xavier
Pastoral dos Brasileiros

Nenhum comentário: