quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Deus amor Infinito

Da obrigação que temos de aperfeiçoar-nos meritoriamente a nós mesmos, enquanto somos viva imagem do Filho.”

Oração: (Fechar os olhos, cantar ou rezar) -

Preenche meu ser.

Preenche meu ser.

Espírito, unge meu ser.

Em ondas de amor,

Oh vem sobre mim,

Espírito unge meu ser.

Reflexão: Momento de silêncio refletindo sobre a oração/canto acima.

Na reflexão de São Vicente Pallotti, proposta para este mês, vemos o quanto é importante, necessário e urgente que nos voltemos ao cenáculo do nosso coração e pedirmos que o Espírito de Deus preencha nosso ser, nosso coração. Assim, vivenciaremos o que Pallotti vivenciou: “À luz da santa fé, preciso dar-me conta de que a minha alma foi criada à imagem e semelhança de Deus e que, por isso, ela é viva imagem do Filho Divino. Sendo assim, por obrigação natural, decorrente da criação, confiado na graça, devo valer-me do livre arbítrio para aperfeiçoar sempre mais a mim mesmo, enquanto viva imagem do mesmo divino Filho do eterno divino Pai...”(Deus Amor Infinito, p.118)

Uma pessoa atenta ao que se passa no seu coração: sentimentos, aspirações, sonhos, conseguirá perceber a ação de Deus em cada momento da vida. Torna-se sensível ao Seu chamado nas pequenas ações do dia a dia e é generosa na resposta.

“Ora, a divina pessoa do Filho é infinitamente semelhante ao Pai, princípio fontal de toda a divindade. Assim, a minha alma tem, por natureza, uma tal necessidade de ser, meritoriamente, sempre mais aperfeiçoada no seu ser natural de imagem de Deus e de Deus todo, que um procedimento diverso seria, segundo seus desígnios sapientíssimos de um amor infinito e de uma infinita misericórdia, uma conduta contrária à natureza e à exigência da natureza da minha alma, que Ele quer semelhante a si na glória.”

Daí a obrigação que, ajudado pela graça e na medida do possível, tenho de organizar tudo, todos os pensamentos, os afetos, palavras e obras, toda a minha vida, de forma que venha a imitá-lo, segundo os desígnios de Deus, em todas as coisas.(Deus Amor Infinito, p. 119)

Internalizando a verdade divina a pessoa se torna um místico. Pessoa mística é aquela que tem o coração voltado para o céu e os pés na terra. Reconhece e vivência do Espírito criador em seu interior, concretizando-o no dia a dia. Reconhece a sua pequenez, as misérias existentes em tão frágil coração, mas acredita na força poderosa de Deus que emana de seu interior.

“Ah, meu Deus, é de fé que me criaste dessa forma. Enxertastes em minha alma essa natural preciosíssima obrigação. Ali a inseristes apesar de terdes previsto quanto eu vos teria sido ingrato, quanto eu teria agido em oposição a ela, quanto eu vos teria ofendido, quanto eu teria arruinado minha alma! Como, então, me suportais ainda sobre a terra? Tornai, pelo menos, conhecido, para vossa maior glória, em todo o universo, esse amor infinito e essa vossa infinita misericórdia! Tornai a todos conhecidos também a minha monstruosa ingratidão e o meu abuso contra o vosso amos infinito e a vossa infinita misericórdia!

Ajudai-me, então, pela mesma vossa infinita misericórdia, para que eu vos ore sempre assim:(Deus Amor Infinito, p. 119)

O homem é imagem de Deus desde o primeiro momento da sua fecundação. Tal dignidade está presente em cada fase da vida humana. É o Criador que participa este dom especial ao homem. E Deus espera que o homem reconheça tal dom, o agradeça, o manifeste e faça crescer na sua vida os frutos de tal dom e possa testemunhar com coragem no próprio agir cotidiano o ser imagem de Deus. Dizer que Deus nos criou à sua imagem significa que Ele possui também um projeto para cada um de nós. E, porque a imagem perfeita de Deus é Cristo mesmo (2 Cor 4,4; Col 1,15; Eb 1,3), o homem deve ser a Ele conformado (Rm 8, 29). Efetivamente para “tornar-se” sempre mais imagem de Deus é necessário que o homem colabore ativamente para a sua transformação segundo o modelo da imagem do Filho (Col 3, 10).

O pecado não destrói, não anula a imagem de Deus no homem, porque essa é parte da essência humana. Mas, o pecado deturpa esta imagem divina, a fere e a ofusca e, uma vez ferido pelo pecado, o homem necessita de salvação. Deus infinitamente bom, lhe oferece tal salvação mediante o Seu Filho Unigênito Jesus Cristo, o qual liberta, cura as feridas do homem mediante a Sua Morte e Ressurreição.

PAUSA PARA REFLEXÃO

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará " Jo 8, 32

Partindo desta afirmação, vamos silenciar e olhar para o nosso coração. Vamos estar com Jesus e deixar que Ele mostre realmente, a verdade que vai dentro de cada um de nós, para que assumamos e nos comprometamos por inteiro, ao serviço do Reino de Deus.

1- Quais são os afetos do meu coração neste momento?

2- Para onde está voltado meu coração, com o que ele se importa mais?

3- Que lugar, Deus e a missão a mim conferida, têm em meu coração?

Com toda a Família Palotina rezemos a própria oração de São Vicente:

LEITOR: Deus meu, Pai meu, amor infinito e misericórdia infinita da minha alma! Amor inefável, amor incompreensível!

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Somente vós compreendeis quanto vos tenho sido ingrato e quantos pecados cometi! Todos eles são outras tantas conseqüências da minha ingratidão ao vosso amor infinito e àquela infinita misericórdia com que me tendes criado à vossa imagem e semelhança.

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Não tirei proveito de vosso amor e misericórdia! Principalmente, agi em oposição ao fato de ser minha alma viva imagem do Verbo eterno, vosso Filho Divino, infinitamente semelhante a Vós.

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Ah, meu Deus! Se me tivesse valido disso como quereis vós e me tivesse confiado na graça, nunca teria pecado! Ao contrário, como teria, para a maior glória vossa e para a maior santificação da minha alma e dos meus próximos, multiplicado as obras santas! É por isso, que me sinto réu de tantos pecados, privado de tantos méritos. Sinto minha alma envenenada, toda chagada e - tantas vezes! – acorrentada por inúmeras culpas.

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Ah, meu Deus, quem me dera lágrimas para chorar tão triste, tão monstruosa ingratidão ao amor infinito e à infinita vossa misericórdia!

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Meu Deus! Amor meu! Amor, amor infinito de minha alma pobrezinha, deformada, chagada, envenenada!

TODOS: Espírito Santo, preenche e unge meu ser.

LEITOR: Posto em tal abismo de miséria, vós, ó meu Deus, que sois a misericórdia por essência, quereis que em Vós não espere.?

TODOS: Espírito Santo preenche e unge meu ser.

LEITOR: Ao contrário, pela mesma infinita vossa misericórdia, pelos méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos méritos e intercessão de Maria Santíssima e de todos os anjos e santos, tenho firme confiança – creio-o, com certeza! – que me concedereis, já agora, a perfeita contrição de todos os meus pecados e de toda a minha monstruosa ingratidão.

TODOS: Dar-me-eis prontamente a graça de começar agora e de prosseguir até a morte, uma vida totalmente aplicada à maior perfeição da minha alma, sempre com fervor, sempre com diligência acrescida! Com Vossa graça, lembrarei sempre aquele vosso amor infinito e aquela vossa infinita misericórdia, com que me tendes criado semelhante a vós, no intuito de que me valesse disso como quereis, para chegar a ser semelhante a vós na glória, por toda eternidade.

ORAÇÃO DO PAI NOSSO, pela unidade dos Cristãos.

Finalizamos pedindo sobre todos, bênçãos do Senhor Jesus.

O Senhor nos abençoe nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.

Nenhum comentário: