terça-feira, 21 de setembro de 2010

XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico

No dia 20 de setembro na “Casa Divino Mestre” em Aricci, uma Casa de Retiros e Centro de Congressos da Família dos Paulinos, fora das portas de Roma, nos Montes Albanos, começou a XX Assembléia Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos).O Objetivo principal da Assembléia é colocar metas de ação para os próximos seis anos. Neste tempo, no ano 2013 vai ser realizado o jubileu de ouro da canonização do fundador da congregação São Vicente Pallotti.  Será eleito também o novo Conselho Geral.


Cada Assembléia Geral em qualquer congregação é um evento importante em sua história, evento que deveria dar um forte impulso para ir mais adiante. Deveria ser um novo começo. Por isso o Conselho Geral escolher como tema a frase do evangelho de são João “Como o Pai me enviou também eu vos envio(Jo 20,21). O Tema proposto é: “Reavivar a fé e reacender a caridade: Apóstolos de Jesus no mundo que muda”. “Reavivar a fé e reacender a caridade” era a fonte, o motor e o objetivo da espiritualidade do nosso Fundador, da sua visão da Igreja e de todos os seus empreendimentos apostólicos. São Vicente Pallotti desejou usar todas as possibilidades e os meios do seu tempo ele lhes respondeu.


Assembléia Geral é suprema autoridade na Sociedade, nela participam 63 padres e irmãos que representam quase 2400 palotinos que trabalham em todos os continentes. A Assembléia é presidida pelo atual superior geral Pe. Friedrich Kretz. Anterior dele Dom Seamus Freeman, que vai participar da Assembléia nos dias que vão tratar sobre a União do Apostolado Católico, que é principal obra de são Vicente Pallotte. No inicio da Assembléia vai ter um dia de retiro pregado pelo bispo palotino Dom Henryk Hoser, arcebispo de Varsóvia Praga na Polônia.


Os Palotinos que trabalham na America Latina (Brasil, Uruguai, Argentina) são representados por nove membros da Sociedade.


A Assembléia vai terminar no dia 15 de outubro. O Trabalho é realizado em cinco línguas oficiais da Sociedade: Italiano, inglês, alemão, polonês e português. O Mais novo membro da Assembléia tem 35 anos, mais velho 75, a media da idade de todos participantes da Assembléia é 51 anos.Os Trabalhos da Assembléia podem ser acompanhados no site http://www.sac.info/2010.

A Sociedade do Apostolado Católico é uma comunidade internacional de padres e irmãos, fundada pelo sacerdote romano Vicente Pallotti (1795-1850). Do nome do fundador deriva o nome popular “palotinos”. O título oficial em língua latina é “Societas Apostolatus Cattolici”. As iniciais do título latino formam a abreviação “SAC” que se acrescenta ao nome dos “Palotinos”. A Sociedade foi fundada em Roma no ano de 1835. Atualmente conta com quase 2400 membros em todo o mundo, que vivem em mais ou menos 300 Comunidades Locais, espalhadas em 40 países em todos os continentes. Segundo o número de membros os Palotinos ocupam o 17° lugar entre as comunidades religiosas masculinas da Igreja. Da Sociedade fazem parte sacerdotes e irmãos que, por toda a vida, prometem à mesma: castidade, pobreza, obediência, perseverança, comunhão de bens e espírito de serviço. O lema da Sociedade são as palavras do Apóstolo São Paulo: “Caritas Christi urget nos” (A caridade de Cristo nos impele). A padroeira da Sociedade é Maria, Rainha dos Apóstolos.

Nenhum comentário: