quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atividade missionária na Tanzânia

A Tanzânia ainda é uma das nações mais pobres do mundo. A sua economia depende da agricultura, que está sujeita a chuvas imprevisíveis, a uma política inadequada e a um mercado instável.

Grande parte da população vive em zonas rurais e vivem da agricultura e do pastoreio. Estes últimos deslocam-se de um lugar para outro a procura de água e de melhores pastagens.

Este é um dos países da África Oriental onde nós Palotinos trabalhamos. Estamos também no Quênia e, esperamos, a curto prazo, marcar presença na Uganda. Apesar das numerosas dificuldades, o carisma Palotino prospera. Recentemente, na Tanzânia, a população urbana cresceu 25%, o que trouxe a abertura de novas paróquias na diocese de Arusha. Onde estamos presentes na paróquia “São Vicente Pallotti”. Além das atividades pastorais normais, a paróquia se ocupa da formação dos jovens em todas as suas dimensões humanas. No mês passado, na paróquia São Vicente Pallotti, em Arusha, contamos com a ajuda de 25 voluntários provenientes da Irlanda. Eles ensinaram música, informática, deram cursos de alfaiate e de gravações de vídeos. Nos últimos seis meses a nossa Delegatura teve um grande crescimento. Um dos acontecimentos mais importantes foi à nomeação de um dos nossos confrades, Pe. Reginald Temu, para professor do Departamento de Espiritualidade da Universidade Católica da África Oriental (CUEA). Nesta Universidade outros dois nossos confrades, Pe. Peter Mbugua e Pe. Sixbert Mrumbi, fazem mestrado. Importante foi também a nomeação do Pe. Martin Mareja, para “Coordenação da Promoção” para a África Oriental em tempo integral. Muitos são os desafios, entretanto queremos olhar para o futuro com coragem e determinação. O objetivo principal deste cargo é o de aumentar o fundo para a manutenção, instrução e formação dos nossos estudantes. Cito as palavras, em nome de todo o Conselho, do Padre Provincial, Pe. Eamonn Monson: “... acreditamos que a sua nomeação seja parte integrante das infra-estruturas para a sustentação da nossa Província na África Oriental”. 

Gallapo é uma das missões mais antigas que temos. Recentemente, foram celebrados 100 anos de cristianismo. Para nós Palotinos, Gallapo, tem uma dimensão histórica, porque foi ali que os pioneiros Palotinos da África Oriental começaram a trabalhar, antes ainda de ir para outros lugares. Desde então, o número de fiéis cresceu muito e foram construídas novas igrejas. As duas maiores cidades são: Mwikantsi e Endakiso.

Vocações

«A messe é grande e os operários são poucos; Por isso, peçam ao dono messe que mande operários a sua messe. » (Lc. 10,2). Na paróquia “Rainha dos Apóstolos” na cidade de Nangwa, o Senhor atendeu efetivamente esta nossa invocação. Em uma cerimônia muito animada, presidida por Pe. James Amasi, o estudante Emmanuel Malley, em 13 de setembro de 2009, professou a consagração perpétua para a nossa Sociedade. A família palotina está crescendo e nós agradecemos sinceramente ao Senhor pelas suas benções. No mês de outubro de 2009, acolhemos cinco novos postulantes. A presença deles na casa do Postulantado, em Gallapo, é um claro sinal que o carisma palotino tem ainda um futuro brilhante na nossa Delegatura e, que, Deus está pronto para enviar muitos operários na sua vinha.

Saúde

A nossa evangelização abraça todos os aspectos da pessoa humana, sendo a saúde parte integrante. Em colaboração com os paroquianos da cidade de Bashnet e com os benfeitores, P. Edmund Ryan, trabalhou duro para a construção do hospital, para atender as necessidades da diocese de Mbulu.

Nenhum comentário: