quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os Palotinos na Costa do Marfim

Breve cronologia da chegada dos Palotinos na Costa do Marfim.

A vinda dos confrades da Sociedade do Apostolado Católico na cidade de Yamoussoukro, mais precisamente na Basílica/Santuário “Notre-Dame de la Paix ”, surgiu quando a Província Polaca «Cristo Rei» aceitou em 13 de julho de 1990, a proposta do Papa João Paulo II, através da Congregação para a Evangelização dos Povos, de ocupar-se da pastoral da Basílica.


Assim, em 01 de Janeiro de 1991, chegaram os Padres Aleksander Pietrzyk e Andrzej Maciejewki, que anteriormente foram missionários na Ruanda e na República Democrática do Congo, e se colocaram a serviço da Basílica/Santuário “Notre-Dame de la Paix”, tornaram-se então, os confrades da primeira comunidade Palotina na Costa do Marfim. Acompanhados pelo Padre Provincial Pe. Czesław Parzyszek, pelo Secretário para as Missões Pe. Stanisław Kuracinski, pelo Núnzio Apostólico e de seu secretário, os dois Palotinos foram recebidos pelo D. Vital Komenan Yao, bispo da diocese de Bouaké e do Padre Jean Chardin, pároco da paróquia Santo Agostinho de Yamoussoukro.

Atualmente a Sociedade do Apostolado Católico, na Costa do Marfim, conta com três Comunidades: a Basílica “Notre- Dame de la Paix” em Yamoussoukro, a Paróquia “Santíssimo Salvador Misericordioso”, na cidade de Yopougon, e a Paróquia “Nossa Senhora do Mar” na cidade de Grand-Béréby.

A Comunidade da Paróquia “Santíssimo Salvador Misericordioso” na cidade de Yopougon.

A Comunidade Palotina de Yopougon, até o mês de setembro de 2009, contava com sete membros: três sacerdotes e 4 seminaristas de consagração temporária. Esta comunidade, além da paróquia, se ocupa também do Seminário Palotino. A paróquia do “Santíssimo Salvador Misericordioso” foi criada em 15 de setembro de 1997. Ali trabalham o pároco Pe. Adam Pacula e dois vigários, entre eles Pe. Théodore Bahisha, que também é o encarregado da formação no seminário. 

Trabalho Pastoral


A paróquia atende também a Capela “São Miguel Arcangelo” na cidade de Attecoubé, onde cerca de 500 pessoas participam regularmente da Santa Missa. Os cristãos construiram esta capela para fortalecer a fé diante da proliferação das seitas. Em março de 2007, deu-se início a construção da igreja. Atualmente a paróquia possui, aproximadamente, 4.000 batizados, dos quais somente 60% participam regularmente da igreja; os catecúmenos, entre adultos, jovens e adolescentes são em torno de 950. O número de fiéis aumenta sempre mais e precisaríamos de outro sacerdote para melhor atender as exigências pastorais. A Paróquia possui também: um Conselho Pastoral, um Conselho Econômico, um Conselho de sábios, uma Comissão técnica, uma Coordenação dos Corais, grupos, associações, movimentos, etc. No dia 11 de outubro de 2009 foi celebrado o início do ano pastoral que teve como tema: Como os nossos sacerdotes testemunham Jesus Cristo, Sacerdote Eterno”. Este tema foi abordado por todas as dioceses da Província Eclesiástica de Abidjan e, até 29 de novembro de 2009, cada grupo apresentou suas atividades durante a celebração da liturgia dominical. A colaboração com o clero diocesano é fraterna e marcada por reuniões, retiros, encontros e excursões.

Seminário

A segunda atividade da Comunidade Palotina é o seminário, onde o responsável é Pe. Théodore Bahisha, o diretor espiritual Pe. Côme-Damien Musaviri e o confessor Pe. Clement Nofondji, da Congregação dos Eudistas. Um seminarista estuda teologia no Centro de Formação Missionária da África na cidade de Abobo e quatro estudam filosofia na Universidade Católica da África Ocidental. No início de junho de 2009, os seminaristas deixaram a Comunidade para continuar a formação em outros lugares: Dibi Pierre na Ruanda, onde prepara-se para a consagração perpétua e para o diaconato; desde o dia 16 de julho de 2009, Aallatin Franck está em Nairobi, Quênia, para estudar teologia e aprofundar os estudos da língua inglesa; Chabi Rodrigue Yede Richard e Nimba Michel foram para Camarões estudar teologia.

UAC

A Comunidade Palotina e o grupo da União do Apostolado Católico organizaram um encontro na cidade de Bengerville, (Abidjan), de 22 a 24 de maio, para formar futuros membros da UAC provenientes de Grand Béréby, das cidades de Yamoussoukro e Yopougon, com o tema: “Autoconsciência”. O encontro foi animado pelo Pe. Clement Nofondji. Desde o mês de outubro de 2009, a comunidade palotina conta com 2 confrades: os padres Théodore Bahisha, reitor e ecônomo da comunidade e Pe Adam Pacula, pároco e reitor da Delegatura ‘Notre Dame de la Paix’ na Costa do Marfim.

Nenhum comentário: