sexta-feira, 18 de junho de 2010

Encerramento do Ano Sacerdotal

Por Pe. Daniel Luz Rocchetti SAC

Há uma semana a cidade de Roma vivenciou alguns dias especiais: cerca de 15 mil sacerdotes provenientes de diversos países se reuniram para celebrar o encerramento do ano dedicado à vocação sacerdotal.


Diversos padres palotinos também se juntaram à este enorme grupo: representantes das Províncias da Índia, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e outros das Regiões de Camarões, África do Sul e, no nosso caso, Rio de Janeiro. Sim, digo “nosso” por que estando eu aqui e vindo o Pe. José Rodrigues Filho, juntos tivemos a chance de viver aqueles dias e representar a Região Mãe da Misericórdia – RJ.

O programa do evento previa três dias: 9, 10 e 11 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus. Nos dois primeiros dias, às nova da manhã tivemos duas palestras proferidas por dois cardeais e depois, a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a possibilidade de confissão sacramental. A primeira palestra foi sobre o tema “Conversão e Missão” e a segunda, sobre o “Cenáculo e a companhia de Maria”. Foram temas espirituais que ‘revisitaram’ a identidade sacerdotal.

Porém, foram especiais outros dois eventos:

* na noite de quinta-feira tivemos uma Vigilia com o Santo Padre, na Praça São Pedro. Esta começou com diversos testemunhos (famílias, sacerdotes, religiosos – inclusive sobre a Maternidade Espiritual, tema muito caro ao Papa, que convida as pessoas, todas as pessoas, a assumirem ‘espiritualmente’ um ‘filho’ sacerdote, oferecendo orações e sacrifícios ao Bom Deus e amizade para com estes homens consagrados), continuou com algumas palavras do Santo Padre e terminou com a Adoração ao Santíssimo e a Benção.

* no dia seguinte, às dez horas da manhã, os 15 mil padres celebraram junto ao Santo Padre, a Santa Missa. Sob sol escaldante, a presença eucarística de Jesus ‘recentrou-nos’, isto é, reencontramos o centro de nossas vidas, a Eucaristia, que sendo mistério sacramental celebrado, nos leva a ter uma vida de entrega e serviço qual aquela de Nosso Senhor: a Eucaristia é adoração e é força para o serviço.

Desde aquele dia, aos sacerdotes foi entre a imagem do Sagrado Coração de Jesus como modelo de apostolado: tais homens são chamados a ser o “amor do coração de Jesus”, como dizia o Santo Cura d´Ars, São João Maria Vianney.

Enfim, repasso a bela oração que o Santo Padre fez à Virgem Maria, em favor dos sacerdotes ... ele, também um presbítero! Confesso que, se você que está lendo este artigo se sentir chamado no coração a ser “mãe” ou “pai” espiritual de um sacerdote, você possa rezar esta oração todos os dias na intenção deste homem consagrado. O que acha?

“Mãe Imaculada, neste lugar de graça,convocados pelo amor do vosso Filho Jesus,Sumo e Eterno Sacerdote, nós, filhos no Filho e seus sacerdotes,consagramo-nos ao vosso Coração materno,para cumprirmos fielmente a Vontade do Pai.

Estamos cientes de que, sem Jesus,nada de bom podemos fazer (cf. Jo 15, 5)e de que, só por Ele, com Ele e n’Ele,seremos para o mundo instrumentos de salvação.

Esposa do Espírito Santo,alcançai-nos o dom inestimável da transformação em Cristo.Com a mesma força do Espírito que,estendendo sobre Vós a sua sombra,Vos tornou Mãe do Salvador, ajudai-nos para que Cristo, vosso Filho, nasça em nós também. E assim possa a Igreja ser renovada por santos sacerdotes, transfigurados pela graça d’Aquele que faz novas todas as coisas. Mãe de Misericórdia, foi o vosso Filho Jesus que nos chamou para nos tornarmos como Ele: luz do mundo e sal da terra (cf. Mt 5, 13-14).

Ajudai-nos, com a vossa poderosa intercessão,a não esmorecer nesta sublime vocação,nem ceder aos nossos egoísmos, às lisonjas do mundo e às sugestões do Maligno. Preservai-nos com a vossa pureza, resguardai-nos com a vossa humildade e envolvei-nos com o vosso amor materno, que se reflete em tantas almas que Vos são consagradas e se tornaram para nós verdadeiras mães espirituais.

Mãe da Igreja, nós, sacerdotes, queremos ser pastores que não se apascentam a si mesmos,mas se oferecem a Deus pelos irmãos,nisto mesmo encontrando a sua felicidade.Queremos, não só por palavras mas com a própria vida, repetir humildemente, dia após dia, o nosso “eis-me aqui”. Guiados por Vós, queremos ser Apóstolos da Misericórdia Divina, felizes por celebrar cada dia o Santo Sacrifício do Altar e oferecer a quantos no-lo peçam o sacramento da Reconciliação. Advogada e Medianeira da graça,Vós que estais totalmente imersa na única mediação universal de Cristo, solicitai a Deus, para nós, um coração completamente renovado,que ame a Deus com todas as suas força se sirva a humanidade como o fizestes Vós.

Repeti ao Senhor aquela vossa palavra eficaz:“não têm vinho” (Jo 2, 3), para que o Pai e o Filho derramem sobre nós,como que numa nova efusão, o Espírito Santo. Cheio de enlevo e gratidão pela vossa contínua presença no meio de nós, em nome de todos os sacerdotes quero, também eu, exclamar: “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?” (Lc 1, 43).

Mãe nossa desde sempre, não Vos canseis de nos visitar, consolar, amparar. Vinde em nosso socorro e livrai-nos de todo o perigo que grava sobre nós. Com este ato de entrega e consagração, queremos acolher-Vos de modo mais profundo e radical, para sempre e totalmente, na nossa vida humana e sacerdotal. Que a vossa presença faça reflorescer o deserto das nossas solidões e brilhar o sol sobre as nossas trevas, faça voltar a calma depois da tempestade, para que todo o homem veja a salvação do Senhor, que tem o nome e o rosto de Jesus, refletida nos nossos corações, para sempre unidos ao vosso!

Assim seja!”

Papa Bento XVI

Nenhum comentário: