terça-feira, 29 de junho de 2010

Dia de São Pedro

Quem vive no Amazonas sabe que a vida é ligada com o rio. Cheia e vazante marcam o ciclo anual da vida dos caboclos.

Muita gente tira do rio o sustendo de cada dia. Famílias dos ribeirinhos, pessoas que vivem do turismo, transporte sabem dos perigos e dificuldades que o trabalho no rio esta dando. Cada dia precisam da ajuda de Deus para com vitória enfrentar os perigos.

Durante ano temos um dia muito especial no qual as pessoas que vivem na beira do rio e mar agradecem a Deus pela proteção. Dia 29 de junho, quando a igreja celebra a festa de são Pedro, pescadores e pessoas ligadas com o trabalho no mar e rios juntam suas orações para agradecer ao Santo Pescador pela interseção e proteção.

Entre muitos lugares onde neste dia a procissão com imagem de São Pedro marca a devoção das pessoas encontra-se em Novo Airão.

À tarde da igreja matriz de Santo Ângelo saiu a procissão com a imagem de São Pedro em direção ao porto da cidade. Muitos devotos do santo percorriam as ruas da cidade com cantos e oração puxada pela Irmã Joanina.

Chegando ao porto muitos ribeirinhos, pessoas com lanchas que normalmente andam com turistas pelo Arquipélago dos Anivalhanas  e barcas da linha Novo Airão – Manaus,  esperavam para juntos começar a procissão flutuante pelo Rio Negro.

A imagem de São Pedro foi colocada na barca da linha e Pe. Artur Karbowy SAC começou a oração pedindo a São Pedro interseção em nome de todas as pessoas que trabalham ou descansam no Rio Negro. Terminando a oração todas as barcas, canoas, lanchas foram abençoadas e aspergidas com água benta.

Para fazer a aspersão, quando começou procissão flutuante, Pe. Artur em uma lancha andava no meio das canoas, barcas, lanchas aspergindo todos os presentes.

Na barca da paróquia “Santa Maria do Rio Negro” ao redor das muitas crianças estava Pe. José Maslanka SAC, que muitas vezes durante o ano com esta barca navega pelas comunidades ribeirinhas da nossa paróquia.

Com um lindo pôr do sol e muitas barcas, canoas e lanchas, cantado e rezando terminamos a procissão flutuante e do porto fomos para a igreja Matriz para celebrar a Santa Missa.



Durante a homilia Pe. Artur lembrou a importância de pedir a ajuda de São Pedro em cada dia, não só para aqueles que trabalham no Rio Negro, mas de todas as pessoas para ter uma fé firme e clara como teve São Pedro.


Um Arraial em torno de fogueira e com comidas típicas concluiu as festividades do padroeiro dos pescadores.

Pe. Artur

Nenhum comentário: