sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quadro dos projetos e atividades sociais na Região da Sagrada Família

1. Em 2003, de comum acordo com o Bispo de Gikongoro e o Reitor Regional da Região Palotina da “Sagrada Família” na Ruanda e no Congo, iniciou-se, mesmo em condições difíceis, a missão em Kibeho, lugar onde se deu as aparições da Virgem Maria.  

Finalmente, depois de muitos anos de êxodo, em 15 de outubro de 2009, a Comunidade Palotina de “Notre Dame de Kibeho” instalou-se na sua casa própria. Esta construção oferece condições de acolher, além dos confrades, também os peregrinos. Isto só foi possível realizar graças à ajuda de algumas associações e dos nossos benfeitores. Agradecemos particularmente a Província austro-alemã do “Coração de Jesus” e ao Secretário para as missões da Província Polaca “Cristo Rei”.


2. Desde o início da fundação do “Santuário da Misericórdia” em Kabuga temos a convicção que: neste lugar santo deveria ter espaço também para o alívio do sofrimento e das doenças do ser humano. Em 15 de outubro, por ocasião das comemorações do 25° aniversário da presença das Irmãs dos Anjos na Ruanda, foi inaugurada a clínica odontológica “São José”, financiada pelo Sr. Walter Zoth, amigo e benfeitor dos Palotinos na Ruanda.

Esperamos que no futuro, aqui em Kabuga, se realizem outros ‘projetos da misericórdia’, por exemplo, um asilo que faça curas paliativas para aqueles que possuem doenças incuráveis. Este, por enquanto é um sonho, mas estamos convictos que este projeto é muito bom e poderá se tornar realidade.


3. Em Kabuga, ao lado do santuário da Misericórdia Divina e da paróquia, tem um complexo de escolas, que é freqüentado por mais de 2.400 alunos, mas a infra-estrutura é insuficiente. Faltam salas de aulas e banheiros.

Há sete anos estamos esperando para fazer o mapa cadastral, que demarca o terreno e para obter a autorização para a construção. Aproveitamos as férias escolares para fazer uma grande limpeza na escola e para começarmos as obras de construção das latrinas. Agradecemos particularmente a paróquia “Santo Espírito” da cidade de Amburgo, Alemanha e a Fundação Salvatti de Zabki e outros amigos pela ajuda.

4. Há anos a família Palotina de Ruhango sofre com a falta de água. Graças ao Secretariado para as Missões SAC da Eslováquia, foi perfurado, em Ruhango, um poço com profundidade de 80m. Encontrou-se uma grande quantidade de água onde é extraída 15m3 por hora. Esse poço fornece água para as obras dos palotinos e também para a população local. Esta obra custou mais de $. 40.000,00. Obrigado a todos aqueles que participaram da realização deste projeto.

5. República Democrática do Congo (RDC)

A nossa missão nos países dos Grandes Lagos vive em um contexto crítico de instabilidade sócio-político, onde muitas vezes, pela falta de segurança, sofremos ameaças. Isso se dá frequentemente na República Democrática do Congo. Os nossos confrades são alvos de roubos e de ataques por parte dos beligerantes.

No mês de março de 2009, atacaram o Padre Kantor Wieslaw, missionário na paróquia da cidade de Rutshuru, felizmente ele conseguiu fugir das balas dos assaltantes. Apesar da instabilidade na parte oriental do país, não nos desencorajamos.

Os trabalhos de ampliação do Centro Palotino de formação, “Centro Genezaré”, estão na fase final. Já os nossos seminaristas palotinos da Região da “Sagrada Família”, desde 2002 encontram muitas dificuldades burocráticas, ou seja, falta de passaporte ou vistos para continuar a formação filosófica em Camarões. Os seminaristas estão, temporariamente, alojados nas dependências do “Centro Genezaré” em Keshero e seguem a formação no Seminário do D. Busimba, na cidade de Buhimba-Goma. Ali tem outros seminaristas vindos da Ruanda, do Congo e da Costa do Marfim.

Graças à ajuda de algumas organizações e da família palotina, em 28 de outubro de 2009 iniciamos em Keshero a construção da casa dos seminaristas Palotinos. Agradecemos particularmente aos confrades da Província “Imaculada Conceição”, Estados Unidos e “S. Nicola di Flüe”, Suíça. Na República Democrática do Congo, mais precisamente na região norte em Kivu, existe o grave problema dos refugiados de guerra, que são milhares.

Em novembro de 2008, quando começaram novamente os combates entre os beligerantes e o exército congolês, a situação piorou bastante. Os refugiados de guerra nas regiões de Goma e di Rutshuru são mais de 500.000. As nossas Comunidades ajudam muito esta população em contínuo movimento e que perderam os poucos bens que possuíam. Ajudamos com $. 83.980 esta população que se encontra em estado de emergência, entre os quais estão as famílias dos nossos confrades.

Graças à solidariedade das organizações da AED missões, da Caritas da Polônia, do Secretariado para as Missões SAC da Província “Cristo Rei” e aos nossos amigos é que conseguimos ajudá-los.

Nenhum comentário: