sábado, 5 de junho de 2010

JESUS, RESSURREIÇÃO E VIDA

Estamos em Junho, mês do Sagrado Coração de Jesus, mês em que celebramos normalmente a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. O coração é o símbolo da essência de uma pessoa e dos seus sentimentos mais profundos. O Catecismo da Igreja assim fala sobre o Sagrado Coração de Jesus: “O Sagrado Coração de Jesus trespassado pelos nossos pecados e pela nossa salvação, é com toda a justiça considerado o principal sinal e símbolo daquele… amor com que o Divino Redentor continuamente ama o Pai Eterno e todos os seres humanos sem excepção.” (Cf. CIC 478)


Este mesmo amor e compaixão do Coração de Jesus exprimem-se no evangelho de hoje. Se ainda hoje, uma viúva sem filhos é símbolo do desamparo, o que se dirá nos tempos em que Nosso Senhor Jesus Cristo se encontrava visivelmente entre nós, quando não havia as estruturas que temos hoje para a assistência social. Jesus manifesta a sua Misericórdia ressuscitando-lhe o filho e fá-lo através de seu corpo e da sua Palavra. São Cirilo de Alexandria assim comenta esta passagem: “Aproximando-se tocou o féretro”. Jesus não realiza o milagre apenas com a palavra. Toca também o féretro. Por que o faz? Para ensinar-nos que seu Corpo desempenha um papel em nossa redenção. Este Corpo, Corpo de vida, carne do Verbo omnipotente, assumiu o poder do Verbo. O ferro posto no fogo adquire as suas propriedades e produz os seus efeitos. Do mesmo modo, esta Carne, depois que foi assumida pelo Verbo que dá a vida a todos os seres, se converteu também ela em portadora de vida, capaz de destruir a corrupção e a morte. Nós cremos que  o Corpo de Cristo, pelo facto mesmo de ser templo e morada do Verbo da vida, também é vivificante e possui todo o poder do Verbo. Por isso Cristo não se limitou a dar ao rapaz a ordem de levantar-se.  Outras vezes, é certo, fez o que quis simplesmente com a sua Palavra, porém, nesta ocasião, pôs também a mão no féretro, fazendo ver, deste modo, que o seu Corpo tem o poder de restituir a vida. (Cf. Cirilo de Alexandria, Comentário ao Evangelho de Lucas)

Jesus que é “… a Ressurreição e a Vida.” (Jo 11,25),  também quer actuar hoje em dia através de seu Corpo Eucarístico e seu Corpo Místico que é a Igreja. Ele disse a uma Santa do Século XX: “E ouvi uma voz que me parecia vir de cima da Hóstia: Nela está a tua força, Ela te defenderá.”(D. 616) E ainda: “Escreve, fala da Minha Misericórdia. Diz às almas onde devem procurar consolos, isto é, no tribunal da Misericórdia, em que se dão os meus maiores prodígios, que se renovam sem cessar. Para obter este prodígio não é necessário empreender longa peregrinação, nem realizar exteriormente grande cerimonial; basta aproximar-se, com fé, dos pés do Meu representante e confessar-lhe a própria miséria: o milagre da misericórdia de Deus manifestar-se-á em toda a plenitude. Ainda que a alma esteja em decomposição – como um cadáver, e ainda que humanamente já não haja possibilidade de restauração e tudo se encontre perdido, as coisas não são assim para Deus. A maravilha da Misericórdia de Deus fará ressurgir a alma para a vida plena. Ó pobres, que não aproveitais esse milagre da Misericórdia! Clamareis em vão, pois já será tarde demais! (Diário de Santa Faustina 1448)

Quantas vezes experimentamos já o que Jesus disse no Evangelho: “Eu sou a Ressurreição e a Vida.” (Jo 11,25)  Quantas vezes Ele nos levantou da morte dos nossos pecados… Quantas vezes vimos isso acontecer em outras pessoas. Neste Sábado e Domingo estamos a viver o COR (Curso de Orientação Religiosa). Recordo-me que quando adolescente/jovem, fiz um encontro similar e nele estava um outro jovem que chorou muito no momento de oração a pondo de me deixar impressionado. Mais tarde vim a saber que este jovem estava envolvido em drogas e que uma pessoa próxima a ele já havia sido morta por dívida com os traficantes. A partir deste encontro ele recebeu força para livrar-se daquele caminho e hoje é um musico católico e pai de família. Rezemos pelos nossos jovens e adultos que estão a fazer o COR, para que tenham também, nas circunstâncias de sua vida presente, que são muito diversas, um verdadeiro encontro com o Corpo de Cristo que é Ressurreição e Vida.

Para as Células de Evangelização:

1-      Em que circunstâncias, já nesta vida, experimentaste ou presenciaste Jesus como: “Ressurreição e Vida”.

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: