quarta-feira, 23 de junho de 2010

Delegatura dos Santos Cirilo e Metódio na Eslováquia e República Checa

A vida da Delegatura dos Santos Cirilo e Metódio na Eslováquia e República Checa, onde trabalham 23 confrades palotinos, é cheia de acontecimentos satisfatórios. Satisfatórios são os frutos do nosso trabalho que mostram o dinamismo da presença Palotina.

Neste ano veio trabalhar conosco o irmão Jan Grabowski, que por muitos anos foi missionário na África. O irmão Daniel Liptak (Eslovaco) consagrou-se a Deus fazendo a sua profissão perpétua. Na cidade de Ołtarzew os seminaristas da Eslováquia, Radoslav Varga e Slavomir Paklansky, foram ordenados Diáconos e na cidade de Wadowice os noviços eslovacos, Tomaš Plavnicky e Miloš Tomašov, receberam as vestes da Sociedade.

Na paróquia da cidade de Smižany, no dia 18 abril de 2009, o bispo Francesco Tondra, dedicou à igreja nova da cidade de Spisska Nova Ves, elevando-a oficialmente a Santuário Diocesano da Divina Misericórdia. Recordamos com gratidão os nossos benfeitores, que possibilitam a continuação das obras. A propagação da devoção da Divina Misericórdia foi confiada aos Palotinos também pelo Ordinário da Diocese de Brno. Desde 01.01.2009 os nossos confrades trabalham na paróquia de Jamy e na igreja filial na cidade de Slavkovice. Esta é a primeira igreja na República Checa dedicada a Divina Misericórdia e a S. Faustina Kowalska. Os Palotinos também se ocupam do apostolado da imprensa, preparando a revista “Apóstolo da Divina Misericórdia”, que a enviam para os assinantes de todo o país.

Os nossos confrades acolhem muitos peregrinos que chegam a Slavkovice. Foi um sucesso a primeira peregrinação vinda da cidade de Fulnek,organizada pelo P. Tomasz Kazański. Uma nova Comunidade Local foi fundada na Eslováquia. Na cidade de Michalovce, localizada a leste do país, na diocese de Koszyce, desde 01.08.2009, onde vivem os P. Piotr Lasota e P. Vladimir Paklansky. A nova casa é também a sede do Secretariado do Apostolado e da União do Apostolado Católico. Assim, os 942 candidatos à União do Apostolado Católico tem um centro de coordenação e de formação espiritual.

Vários são os projetos coordenados na cidade de Predajna, onde fica a sede do Secretariado para as Missões, o Centro de Animação Vocacional o projeto, “Adoção do Coração”, que ajuda financeiramente crianças da Ruanda, da República Democrática do Congo e do Brasil. Estas crianças são ajudadas graças as ofertas dos benfeitores. O secretariado para as missões ajudou alguns outros projetos na Ruanda como: a conclusão da construção do poço e do encanamento da água na cidade de Ruhango; a realização de novas cisternas e as obras de edificação da cozinha da casa do Período Introdutório, na cidade de Butare; participação na construção do novo hospital das Irmãs Palotinas Missionárias, na cidade de Kibeho. Agradecemos a Deus pelas benções recebidas em prol do crescimento da nossa Delegatura, SS. Cirilo e Metódio da Eslováquia e República Checa, e por todos os gestos de ajuda para realizarmos o carisma de São Vicente Pallotti.

Nenhum comentário: